Pelo Mundo 

A Cidade Em Quadrinhos

O que os Smurfs, Tintin e Lucky Luke têm comum? Além de marcar a infância de uma geração e gozar de popularidade até hoje, esses personagens foram todos criados na Bélgica. Bruxelas, a capital do país, possui a maior concentração de artistas quadrinistas do mundo e andar por suas ruas pode levar à sensação de virar páginas de revista.

 

Com objetivo de promover seus autores e agraciar com cores as paredes nuas de edifícios e espaços públicos, no início dos anos 90 a prefeitura lançou um projeto no qual cedia locais para fins publicitários em troca da realização de painéis pela iniciativa privada. O programa deu tão certo que hoje Bruxelas conta com mais de 50 intervenções urbanas e atrai milhares de turistas todos os anos.

 

Considerada a capital mundial das histórias em quadrinhos, o fascínio pela nona arte, como conceituadas as HQs, ainda vai além dos autores e muros coloridos. Muitas ruas levam dois nomes, um oficial e outro em homenagem à personagens de quadrinhos.

 

Destaque e parada obrigatória é o Belgium Comic Strip Center, museu dedicado exclusivamente à essa arte e recheado de histórias. O espaço cultural traça um panorama desde a arte rupestre, desenhos do antigo Egito, o início da produção européia e conta com alguns tesouros do gênero, como cinco mil ilustrações originais. Promove também workshops, conferências, exposições temporárias, sendo uma das principais referências mundiais dessa manifestação artística. Segundo Willem De Graeve, diretor de comunicação do Belgium Comic Strip Center, os belgas podem não ter inventado as histórias em quadrinhos mas criaram o conceito de “nona arte”.

 

Para completar o passeio e sentir-se ainda mais dentro de uma aventura em quadrinhos, Bruxelas conta com o Comics Café, decorado com personagens belgas e franceses, e o MOOF, museu com mais de mil bonecos, cenários e objetos em 3D. Se você estiver por lá no mês de setembro poderá conferir o Fête de la Bande Dessinée, festival inteiro dedicado às HQs.

 

E o mundo das ilustrações, quadrinhos e desenhos será um dos temas abordados no primeiro bate-papo cultural do projeto Conversarte. A Montenegro Produções Culturais promove o encontro entre os ilustradores Elifas Andreato e Ziraldo no dia 16 de julho no Teatro Bom Jesus, em Curitiba.

[Not a valid template]

Comente