Pelo Mundo 

Arte na ponta do lápis

Entre uma ideia na cabeça e uma poesia ou desenho no papel há um instrumento de transição. Na ponta do lápis é que deixamos fluir sensações e as transformamos em traços e palavras. Um companheiro desde a infância, o lápis  tem paciência na alfabetização, nas aulas de caligrafia e ensina que errar faz parte do jogo e é bom ter uma borracha para recomeçar.

 

O Pelo Mundo de hoje apresenta uma coleção de lápis que jamais pode ser apontada. O artista bósnio Jasenko Đorđević faz das pequenas pontas de grafite intrincadas esculturas em miniatura, promovendo a lupa como acessório indispensável para a apreciação de sua arte.

 

Desde a infância interessado em coisas miúdas, Jasenko dedicava-se ainda menino na criação de livros e barcos de dimensões cada vez menores. Em 2007, chegou a se candidatar ao Guinness World Records com um barquinho de origami que media simplesmente 1,7 por 0,7 mm. Apesar de não se ter notícia de obra mais milimétrica que a dele até então, acabou recebendo uma negativa sob a alegação de que não havia uma categoria para o seu trabalho.

 

Foi o irmão que, através de um link, o apresentou ao artista que seria a maior inspiração para as esculturas em pontas de lápis. O brasileiro Dalton Ghetti, que mora nos EUA e tem mais de 25 anos de dedicação à esta arte singular, serviu de motivação para Jasenko tentar desenvolver algo semelhante.

 

Sem nunca ter colocado à venda um só trabalho, o mestre Dalton Ghetti produz suas minúsculas esculturas de forma terapêutica, utilizando os lápis que encontra por aí ou que lhe são dados de presente. Seu processo, como o próprio defende, é acerca da paciência, da dedicação e concentração. Por conta da miopia, Ghetti só esculpe uma hora e meia por dia e suas obras às vezes demoram anos para serem finalizadas.

 

O pupilo bósnio Jasenko Đorđević costuma trabalhar com uma faca X Acto e um pequeno cinzel. Em 2013, ele venceu dois prêmios na 7th biennale of miniature art BiH e seu trabalho pode ser visto em exposição permanente no Cumberland Pencil Museum, na Inglaterra.

 

Pegue sua lupa e confira!

[Not a valid template]

 

 

 

Comente