Aplausos 

Com os dois pés no palco

2015 é um ano de celebração para uma das diretoras mais premiadas do teatro paranaense. O espaço cultural idealizado por Fátima Ortiz, o Pé no Palco Atividades Artísticas, está completando 20 anos de dedicação às artes cênicas.

 

Foi em 1995 que a primeira turma do curso livre de teatro teve suas primeiras aulas no Novelas Curitibanas. Os alunos fora chegando e se multiplicando até que foi preciso um espaço maior. Três anos após o início das atividades, o projeto de Fátima fazia sua primeira mudança e as aulas passaram a acontecer onde hoje é o Portão Cultural.

 

Atualmente o Pé no Palco funciona em sede própria, conta com cursos de formação teatral com método original que compreende turmas nas categorias juvenil, básico, aprimoramento e avançado. Fátima Ortiz coordena e dirige o Círculo de Encenação e Pesquisa e a Companhia Estável de Teatro, num contínuo exercício de pensar e desenvolver o teatro de Curitiba e do Paraná através de seminários, workshops, apresentações de espetáculos e desenvolvimento de projetos sociais.

 

No Festival de Teatro de Curitiba desse ano, a montagem “Ensaio para um Adeus Inesperado”, com Fátima Ortiz e Pedro Bonacin no elenco, foi a única representante curitibana na mostra oficial do evento. Ainda dentro do Festival, a mostra “Pé no Palco 20 anos – Arte e Ação Cultural” rendeu homenagem ao vigésimo aniversário com apresentações da própria companhia e de grupos parceiros além de peças dos alunos e uma exposição fotográfica.

 

Fátima Ortiz é parceira da Montenegro Produções Culturais no projeto Brinque – Lendas Brasileiras no desenvolvimento da supervisão artística dos espetáculos. No encerramento do projeto ela sobe ao palco ao lado de Rosy Greca para contar “Uma História do Curupira”.

 

Confira algumas imagens da rica trajetória cultural de Fátima Ortiz:

[Not a valid template]

Comente