Pelo Mundo 

Com os pés e os olhos no chão

Viajar pela primeira vez a algum lugar pode nos deixar com a cabeça nas nuvens, descobrindo uma novidade a cada esquina contornada. Mas o que talvez chame menos atenção no caminho percorrido seja o próprio caminho, o chão. E é por onde nossos pés vagueiam que o fotógrafo alemão Sebastian Erras encontrou inspiração num projeto que já entra na segunda edição.

 

Os pisos parisienses foram os primeiros explorados pelo olhar de Sebastian na série “Parisian Floors”. A beleza escondida por baixo das solas revelou mosaicos, formas geométricas, cores em profusão, linhas, estilos e muita história em imagens que sempre mostravam os pés do próprio autor, quase sempre num calçado preto com meias vermelhas. A ideia rendeu admiradores e, com a parceria da empresa Pixartprinting, seguiu para os pavimentos de Veneza, na Itália.

 

Nessa segunda edição do projeto, chamada “Venetian Floors”, Sebastian visitou pela primeira vez a cidade italiana e partiu de uma pesquisa prévia para fotografar pisos poéticos e históricos, além de descobertas ao acaso percorrendo pequenas vielas.

 

A série veneziana foi dividida em palácios, museus, escolas, lojas, ruas, teatros, cafés e bibliotecas. Na página dedicada ao projeto no site da Pixartprinting, cada categoria é detalhada com as impressões do fotógrafo e informações sobre as origens e motivações de cada piso. Entre os destaques, os palácios Sagredo e Gritti e o típico “terrazzo alla veneziana” com suas lascas de pedras coloridas; as pastilhas de mosaicos centenárias da família Orsoni; o Teatro La Fenice, incendiado duas vezes, e seu raro revestimento em madeira; e o Caffè Florian,  o mais antigo da Europa, fundado em 1720 e frequentado no passado por nomes como Jean Jacques Rousseau, Antonio Canova, Marcel Proust, Eleonora Duse e Johann Wolfgang von Goethe.

 

Antes de voltar os olhos para o chão, Sebastian Erras havia despertado a paixão pela fotografia numa viagem ao Quênia, onde registrou a vida selvagem do local. Mais tarde, de volta a Alemanha, chegou a especializar-se em fotos de aves e orquídeas, obtendo reconhecimento e tendo algumas imagens publicadas em revistas do gênero. Hoje ele trabalha para clientes de toda a Europa e procura conciliar viagens e fotografia num mesmo plano.

 Parisian Floors 

[Not a valid template]

 

Venetian Floors 

[Not a valid template]

 

 

Comente