Boas Novas 

CONVERSARTE 2

Conversarte tem novo palco em sua segunda edição

 

Evento com grandes expoentes da cena cultural será no Shopping Mueller, em Curitiba.

 

Em fase de captação de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura, Conversarte 2 anuncia seus eixos temáticos e aposta em encontros inéditos para refletir a produção contemporânea. A novidade fica por conta do local das conversas: a sala de cinema do Shopping Mueller.

Sucesso de público e crítica, o projeto dá continuidade ao formato multiartes com debates e exposições nas vertentes: teatro, música, literatura, dança e moda.

 

PRIMEIRA EDIÇÃO

 

A proposta, lançada em 2015 pela Montenegro Produções Culturais, teve caráter pioneiro de fomento à ampla discussão sobre como as artes são experimentadas, concebidas, viabilizadas e consumidas no Brasil atual.

A primeira edição colocou no mesmo palco referências de meios artísticos diversos, ocasionando cinco encontros únicos numa rica troca de impressões entre público e convidados. Participaram da iniciativa nomes como OSGEMEOS, Ronaldo Fraga, Fernando Meirelles, Marcos Magalhães, Walter Firmo, Bob Wolfenson, Alexandre Orion e Leandro Erlich.

E os artistas radicados no Paraná não ficaram de fora. Instigados a interpretar o graffiti, a fotografia, o cinema, a ilustração e o design através de intervenções em artes visuais, o coletivo formado por Thiago Syen, Guilherme Zawa, André Coelho, Nicole Gulin e Rafael Urban produziu obras inéditas e integrou os bate-papos, inserindo a cena paranaense no contexto do debate artístico nacional.

 

CONVERSARTE 2

 

Em 2017, a Montenegro Produções Culturais apresenta o Conversarte 2, já em fase de captação de recursos pela Lei Rouanet. O novo projeto chega com outra roupagem, mas mantém o propósito de ser um marco no calendário da cidade, uma oportunidade para oxigenar ideias sobre cultura, para conversar e também ouvir as experiências de quem vive a arte em suas mais diversas matrizes. A segunda edição da iniciativa será no Shopping Mueller, num formato que abrange cinco encontros mensais com personalidades do mundo cultural. No intervalo de cada conversa será inaugurada uma exposição inédita dentro dos novos eixos temáticos do projeto: teatro, música, literatura, dança e moda.

Entre os nomes confirmados para o Conversarte 2 está o de Eduardo Kobra, um dos maiores fenômenos da arte brasileira atual. Protagonista da chamada neovanguarda paulista, Kobra é autor de obras monumentais espalhadas pelo mundo e participa do painel sobre moda, vertente que tem se aproximado de suas poéticas em arte urbana.

Uma das vocações do projeto é justamente propor o intercâmbio entre manifestações culturais, combinando artistas com trânsito entre variados meios de expressão. “Promover essa diversidade de linguagens e vivências é trabalhar o olhar crítico do público, bem como sua sensibilidade em caráter formativo. O Conversarte traz para a agenda de Curitiba um espaço aberto para o diálogo”, enfatiza Carolina Montenegro, coordenadora geral da iniciativa.

Os debates terão lugar nas salas de cinema do Shopping Mueller, possibilitando uma experiência próxima entre plateia e artistas: “A gente sabe o quanto é importante dividir com as pessoas quem somos nós, quem está por trás do trabalho que elas conhecem”, ressalta Gustavo Pandolfo, da dupla de artistas mundialmente consagrada OSGEMEOS.

 

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

 

Sob a curadoria de Tom Lisboa, o Conversarte 2 vai inaugurar cinco exposições de artistas do Paraná, os quais também integram os painéis de debate. As mostras ficam em exibição no piso cinema do Mueller nas duas semanas que antecedem cada conversa.

 

COMO INVESTIR NO PROJETO

 

Aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet, a segunda edição do Conversarte disponibiliza para o mercado empresarial cotas de patrocínio para investimento direto ou via incentivo fiscal, bem como cotas de apoio.

As cotas garantem ações de marketing cultural em todos os eventos do projeto e variam de acordo com o valor do investimento:

 

Patrocínio Master – a partir de 50% do valor total do projeto.

Patrocínio Ouro – a partir de 35% do valor total do projeto.

Patrocínio Prata– a partir de 15% do valor total do projeto.

Entre em contato com a Montenegro Produções Culturais e saiba como associar sua marca.

 

NÚMEROS DA PRIMEIRA EDIÇÃO

 

  • 50 veículos nacionais e locais impactados em mídia espontânea, atingindo 10 mil pessoas e gerando um retorno de R$ 7 MILHÕES;
  • 2.500 pessoas presentes nos eventos;
  • 34 empresas patrocinadoras e apoiadoras;
  • mais de 150 artistas envolvidos.

Comente