Pelo Mundo 

Porto das Ilusões

O Pelo Mundo de hoje aporta no Museu de Arte Contemporânea de Seul, na Coréia do Sul, para revelar os segredos da instalação do artista argentino Leandro Erlich. Famoso por trabalhar com ilusões visuais, relação do real e irreal, ambientações fantásticas e paradoxais, Leandro já criou uma piscina falsa na qual o espectador andava debaixo da superfície e edifícios espelhados onde era possível escalar pelas paredes.

 

Desta vez, apoiado pelo “Hanjin Shipping The Box Project”, que incentiva ideias engenhosas e estimulantes de artistas contemporâneos, foi convidado a ocupar a Seul Box, amplo espaço de 17 metros de altura para instalações dentro do museu sul-coreano. Nasceu então “Port of Reflections”, talvez o mais ambicioso trabalho de site-specific da carreira do artista.

 

Trata-se de um idílico porto onde barcos coloridos flutuam calmamente. Erlich, no entanto, está brincando com seus olhos. Por outros ângulos, é possível notar o surpreendente paradoxo visual da obra. Os barcos não estão flutuando e o líquido não está em movimento, sequer existe. Os primeiros estão suspensos no ar e o que parece ser um mar ou rio noturno é na verdade o piso inferior revestido com tapete preto.

 

O trabalho teve como inspiração as distâncias físicas e culturais entre a Coréia do Sul e a Argentina e, de forma mais ampla, as distâncias entre as nações mundiais.Esta instalação é colocada como um elemento intrínseco e simbólico para a troca. O trabalho não foi apenas sobre a movimentação física de Buenos Aires para Seul, mas também envolve a representação das trocas“, explica o artista portenho.

 

Reconhecido internacionalmente após ser escolhido para representar a Argentina na Bienal de Veneza em 2001, Leandro expõe pela quarta vez em Seul e seu trabalho é hoje uma referência nas artes visuais.”O trabalho pertence ao mundo da ficção e ao meu interesse em questionar e criar algo a partir de uma interpretação poética da realidade“, completa.

 

Leandro Erlich é um dos convidados da Montenegro Produções Culturais para um bate-papo sobre o mundo das artes dentro do projeto “Conversarte”. Não perca a chance de ver alguns dos principais artistas da atualidade numa troca de ideias no Teatro Bom Jesus.

 

Abaixo você confere imagens da incrível instalação “Port of Reflection”, que fica em cartaz até setembro no Museu de Arte Contemporânea de Seul.

[Not a valid template]

Comente