Bibliotecarte lança livro “A História das Estórias” em formato híbrido

As trajetórias de 63 autores e ilustradores brasileiros que se dedicam ao universo infantojuvenil são contadas por jornalistas na publicação gratuita, também disponível em versão de leituras dramáticas

Plural e sempre em transformação para chegar ao seu público, a produção literária nacional acaba de ganhar um retrato panorâmico que reflete essa versatilidade. Recém-lançado pela Montenegro Produções e disponível para download gratuito, o livro “A História das Estórias” reúne perfis de 63 autores e ilustradores brasileiros que se dedicam ao universo infantojuvenil. 

A partir de um extenso trabalho de entrevistas exclusivas, os jornalistas Daniélle Carazzai, Antonio C. Senkovski e Felippe Aníbal recontam as trajetórias e revelam as particularidades de produção de autores com perfis diversos, de todas as gerações e cantos do Brasil. Nomes consagrados como Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão e Pedro Bandeira dividem as páginas com vozes contemporâneas como as de Giovana Madalosso, Jeferson Tenório e Adriana Carranca, em histórias que se entrelaçam com espontaneidade.

A publicação integra a programação do Bibliotecarte, projeto de formação de novos leitores que vem sendo desenvolvido pela Montenegro em bibliotecas solidárias do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, localizadas em escolas sociais de educação básica voltadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, que inclui feiras literárias, contação de histórias e troca de livros, também previa conversas com os autores e rodas de leitura que, devido à pandemia, ganharam novos formatos. 

Os encontros foram transformados em um e-book de entrevistas com os autores, projeto que tomou proporção e deu origem ao livro impresso “A História das Estórias”. Também disponível para download gratuito no site da Montenegro, a publicação recebeu ainda o formato de leituras dramáticas em vídeo, substituindo as rodas de leituras presenciais. Cada capítulo é lido por um jovem elenco de atrizes e atores, sob coordenação de Gizah Ferreira, em vídeos com tradução em libras que já podem ser assistidos gratuitamente no YouTube e no Vimeo da Montenegro.

O Bibliotecarte é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidade e Governo Federal, executado pela Montenegro Produções Culturais, com patrocínio da Volvo do Brasil, Teckma Group, Impextraco e Frameport.

Serviço:

Bibliotecarte: “A História das Estórias”. 

Livro disponível para download gratuito no site www.bibliotecarte.com.br

Leituras dramáticas disponíveis gratuitamente no YouTube da Montenegro Produções: clique aqui

Menu