Crianças e adolescentes de oito unidades do Marista Escolas Sociais poderão trocar livretos de autoria própria por títulos disponibilizados pelo projeto de incentivo à leitura
Oito escolas localizadas em comunidades vulneráveis do Paraná, Santa Catarina e São Paulo estão realizando uma Feira do Livro bem diferente. Para participar, os estudantes precisam criar uma história e literalmente escrever um livro, que poderá ser trocado por um título publicado de verdade.
Com a finalidade de aproximar os estudantes do universo das histórias contadas pelas páginas dos livros, a ação integra a programação do projeto cultural de incentivo à leitura Bibliotecarte, realizado pela Montenegro Produções com apoio do Marista Escolas Sociais.
As crianças e adolescentes das escolas sociais recebem um livreto em branco, personalizado pelo Bibliotecarte, com instruções para guiar a imaginação dos pequenos autores – como em que tempo a história será contada (presente, futuro ou passado), quem serão os personagens e qual é a mensagem da narrativa. Completam o livreto muitas linhas em branco para o desenrolar da trama e até um espaço para uma ilustração que represente a história.
Os livretos produzidos pelas crianças podem então ser trocados por títulos cedidos pelo Bibliotecarte e vão circular entre as unidades beneficiadas pelo projeto, localizadas nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Ponta Grossa, Florianópolis e Criciúma.
Além de atividades culturais dirigidas a educadores, estudantes e comunidades, como a Feira do Livro, o Bibliotecarte ressignifica as bibliotecas comunitárias de escolas sociais como espaços multiculturais de leitura, convivência e integração, a partir de ambientação estética e incremento de acervo bibliográfico e digital. O projeto também deu origem à publicação multimídia “A História das Estórias”, disponível gratuitamente nos formatos e-book e vídeos de leituras dramáticas (links na bio).
O Bibliotecarte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidade e Governo Federal, executado pela Montenegro Produções Culturais, com patrocínio da Volvo do Brasil, Teckma Group, Impextraco e Frameport.
Serviço:
Bibliotecarte: “A História das Estórias”.
Leituras dramáticas disponíveis no YouTube da Montenegro Produções: assista aqui.
Livro disponível para download gratuito aqui.