Bibliotecarte transforma bibliotecas solidárias em espaços multiculturais

Escola social de Ponta Grossa é a segunda instituição beneficiada com o projeto que converte bibliotecas em centros culturais para atrair crianças e jovens socialmente vulneráveis

A biblioteca comunitária do Centro Educacional Marista Santa Mônica, em Ponta Grossa, é o mais novo espaço de leitura beneficiado pelo projeto cultural Bibliotecarte, da Montenegro Produções. O espaço teve seu acervo bibliográfico e digital incrementado com novas aquisições e foi totalmente remodelado, com adaptações arquitetônicas e uma ambientação estética que prioriza a leitura, a convivência e a integração.   

A ressignificação de bibliotecas solidárias é uma das ações do Bibliotecarte, projeto de formação de novos leitores que vem sendo desenvolvido pela Montenegro com apoio do Marista Escolas Sociais. Ao todo, oito escolas localizadas em comunidades vulneráveis do Paraná, Santa Catarina e São Paulo são favorecidas pelo projeto, que também promove atividades culturais dirigidas a educadores, estudantes e comunidades, como feiras literárias, rodas de leitura, contação de histórias, conversa com autores e troca de livros. 

Também integra o Bibliotecarte o recém-lançado livro “A História das Estórias”, que reúne perfis de 63 autores e ilustradores brasileiros dedicados ao universo literário infantojuvenil. Distribuída gratuitamente entre bibliotecas públicas, a publicação também está disponível nos formatos e-book e vídeos de leituras dramáticas.    

O Bibliotecarte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidade e Governo Federal, executado pela Montenegro Produções Culturais, com patrocínio da Volvo do Brasil, Teckma Group, Impextraco e Frameport.

Serviço:

Bibliotecarte: “A História das Estórias”. 

Livro disponível para download gratuito no site www.montenegroproducoes.com.br

Leituras dramáticas disponíveis no YouTube da Montenegro Produções: assista aqui.