Captação de recursos: segredos que empresas, instituições e artistas precisam saber na hora de realizar um projeto cultural

Captação de recursos_ segredos que empresas, instituições e artistas precisam saber na hora de realizar um projeto cultural

Milhares de brasileiros, pessoas físicas e jurídicas, inscrevem projetos anualmente em busca de conseguir recursos provenientes da Lei Rouanet. O que poucas pessoas sabem, contudo, é que a maior dificuldade está na captação de recursos, ou seja, em conseguir apoiadores para que o projeto saia do papel e ganhe forma.

As dificuldades existem, porém a Montenegro Produções Culturais está aqui para te ajudar e irá apresentar os segredos que empresas, instituições e artistas precisam saber na hora de formalizar um projeto cultural. Vamos lá?

1. Como posso conquistar apoiadores?

O primeiro passo na busca de captação de recursos para execução do seu projeto é obter a aprovação em uma lei de incentivo que ofereça abatimento fiscal ao seu patrocinador, seja ele pessoa física ou jurídica. Isso irá facilitar muito para você, pode acreditar. As empresas, principalmente, tornam-se mais suscetíveis a patrocinar o seu projeto.

2. Seja condizente com o seu projeto

Nem todo patrocinador que está disponível no mercado será o ideal para o seu projeto. Você sabe disso, não é? Vamos a um exemplo prático: você está promovendo um projeto social de alimentação saudável, logo o seu patrocinador não poderá ser uma marca de chocolate ou refrigerante.

Você precisa elencar patrocinadores que falem a mesma língua que o seu projeto. Neste caso, uma marca de produtos integrais, por exemplo. Por isso, muito cuidado na hora da escolha. Seja coerente.

3. Conheça todas as possibilidades de financiamento

Você deve conhecer todas as possibilidades de financiamento e ver a que melhor se encaixa com você e com o seu projeto. Empresas e pessoas físicas, como já mencionamos, podem ofertar o patrocínio que você necessita por meio do abatimento fiscal. Por isso, antes de apresentar a sua solicitação, estude seus possíveis parceiros, que poderão vir a ser financiadoras do seu projeto.

4. Tenha uma rede de apoiadores

É fundamental que você construa uma rede sólida de apoio nesta busca por patrocinadores. Custear a realização de um projeto é algo caro e unir mais de um apoiador pode diminuir estes custos e ampliar a gama de interessados, afinal o investimento será menor.

Por isso, não foque apenas em uma empresa ou em uma pessoa, converse com vários apoiadores. Assim, você não ficará refém apenas de uma proposta e as chances de sucesso serão muito maiores.

5. Seja específico nas contrapartidas

É muito importante que você seja específico na hora de apresentar aos patrocinadores o que eles irão ganhar ao optar pelo seu projeto. As empresas precisam saber o que podem atingir ao destinar os valores. Quanto mais específico você puder ser, maiores são as chances dos patrocinadores efetivamente se interessarem.

Quer conhecer mais sobre a captação de recursos para projetos culturais? A Montenegro Produções Culturais oferece a você o suporte necessário para essa importante etapa. Se inscreva em nossa newsletter e conheça tudo o que podemos oferecer. Até a próxima!

Menu