Artista
Ficha Técnica
André Coelho

André Coelho, artista visual, designer e ator curitibano é quem assina a intervenção cultural da cozinha, na Casa dos Sentidos. O ambiente utiliza a audição como sentido condutor da experiência, trazendo ao visitante impressões sonoras e visuais representadas após vivência com crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA).
Daniélle Carazzai
Artista

Daniélle Carazzai é artista ceramista com exposições individuais e coletivas, além de empreender em seu próprio ateliê de cerâmica artesanal contemporânea. Foi membro do grupo gestor do Coletivo Cerâmica Contemporânea Curitiba, é colunista sobre arte e design, tendo participado de mostras como a Casa Cor PR e a Artefacto.
Convidada para desenvolver a sala de jantar da Casa dos Sentidos a artista contribuiu na construção de um ambiente onde os objetos parecem fora de lugar ou causam estranheza por sua forma, posição ou cor. Algo a decifrar, assim como acontece no universo autista, onde cada caminho é único e cheio de beleza.
Givago Ferentz
Arquiteto

Givago Ferentz é arquiteto do cômodo da COZINHA. Você já observou o que acontece enquanto alguém cozinha com ouvidos bem atentos? São vozes, ruídos, barulhos e músicas que se transformam em nosso patrimônio afetivo. É com essa proposta que esse ambiente traz representações artísticas de sons em diferentes vibrações, que farão você acessar memórias e ativar novas percepções auditivas. A ilustração do imaginário afetivo que permeia esse espaço, representa o fio condutor da experiência.
Guilherme Zawa
Artista

Guilherme Zawa é fotógrafo, artista visual, psicanalista e pesquisador, retrata na fotografia a sensibilidade do TATO – sentido apresentado na Sala de Estar, da Casa dos Sentidos.
Guta Nagano
Arquiteta

Guta Nagano é arquiteta do cômodo SALA DE ESTAR. Ao utilizar a fotografia e suas infinitas possibilidades criativas para compor esse ambiente, o visitante terá as sensações relacionadas ao tato ativadas em diferentes elementos. Na Sala de Estar, texturas, formas e espaços mostram-se presentes, propondo outros modos de ver e de sentir. O cômodo promove o contato e a experiência compartilhada, já que todo aquele que toca também é tocado.
Mariana Saltini
Arquiteta

Mariana Saltini é arquiteta do cômodo SALA DE JANTAR. Projetada como um ambiente de desconstrução para provocar estranhamento. Uma aparente “inadequação” capaz de encantar, surpreender e trazer reflexão sobre a beleza e a potência do que é diferente. As criações artísticas utilizam a cerâmica em design inusitado, que conduzem a reflexão sobre a beleza do que é o oposto daquilo que estamos habituados.
Nonnie Fenianos
Arquiteta

Nonnie Fenianos é arquiteta do cômodo QUARTO. Uma narrativa que usa a ilustração para representação de cenários que habitam o imaginário popular e nos despertam surpresas, interrogações e descobertas. O quarto, traz a floresta e o oceano em sua construção estética, utilizando símbolos e releituras imagéticas, estimulando o olhar além do que se vê.
Verônica Fukuda
Artista

Verônica Fukuda, ilustradora e artista plástica, traz na sutileza de traços e cores o universo sensorial da VISÃO para a Casa dos Sentidos. Suas obras serão parte do quarto, que traz uma floresta como cenário criativo para essa experiência.
Eduardo Ramos
Artista

Jorge Teixeira Junior
Light Designer

Ator e dramaturgo, Eduardo Ramos é convidado para recriar leituras poéticas sobre os cinco sentidos em um ambiente que integra a Casa dos Sentidos. Assinando a intervenção artística da Caixa Sensorial, Eduardo fará a condução dos visitantes por meio de recursos sonoros, visuais e táteis.
Carolina Montenegro
Coordenação geral

Odete Montenegro
Captação de Recursos

