Projeto

Idealizada pela Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição interativa Casa dos Sentidos foi criada com o intuito de traduzir em forma de expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de contribuir para a inclusão, aceitação e conhecimento sobre essa condição que atualmente atinge uma em cada 44 crianças no mundo. A mostra, que ficará em cartaz de 01 a 24 de abril, no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR), terá entrada gratuita e horários específicos de visitas agendadas guiadas por especialistas em terapias cognitivas.

Experiência

Assinada por artistas, designers e arquitetos renomados, é distribuída em ambientes sensoriais criados com ferramentas que estimulam os cinco sentidos do visitante.  “São leituras, recortes e criações idealizadas a partir do universo sensível de crianças e adolescentes com autismo que vão surpreender e emocionar o público. Uma verdadeira oportunidade de enxergar o mundo sob outra perspectiva”, detalha Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais. Após a temporada em Curitiba, a Casa dos Sentidos passará por São Paulo e Brasília e, por fim, vai desembarcar na Califórnia, nos Estados Unidos.

Acessibilidade

Pensada para ser totalmente acessível, a Casa dos Sentidos tem robôs responsáveis pela audiodescrição de cada um dos ambientes da exposição, além de visitas guiadas por especialistas e um tradutor de libras, com agendamento prévio pelo Sympla. Uma versão on-line da exposição em 3D para visitação gratuita no site e em paralelo à mostra, serão realizadas também ações sociais externas, como encontros entre artistas e professores da rede pública de ensino para tratar da importância do desenvolvimento artístico sensorial; oficinas com artistas que utilizam elementos da natureza como matéria-prima; e 15 visitas guiadas por profissionais da Terapia Cognitiva A_MI para grupos de crianças com autismo e idosos, beneficiados pelo Cedivida – Programa de Atenção à Pessoa Idosa, do Hospital de Clínicas de Curitiba. 

Menu