Cultura itinerante: caia na estrada com seu projeto cultural.

A ideia do cinema ou teatro itinerantes é a de levar a magia dessas artes para comunidades que não costumam ter acesso. Já o projeto CineSolar conseguiu levar a ideia a outro patamar, com um braço de diversidade em sua proposta, já que as sessões de cinema promovidas por eles são realizadas utilizando a energia solar. Em menos de cinco anos, o projeto já conseguiu incentivos pela Lei Rouanet. Assim como pelo Circuito ProAc, da Proac Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, contabilizando mais de 40 apoiadores.

Da mesma vontade de levar cultura e educação para comunidades e escolas afastadas, surgiu o Buzum!, teatro itinerante, feito com bonecos, que, junto com seus criadores, viagem de ônibus (ou de buzum) para realizarem apresentações. Em 2018, as viagens aconteceram com o apoio do Instituto CCR e do Ministério da Cultura.

O que estes projetos têm em comum é o desejo de ampliar o acesso a cultura no Brasil. Então, quando isso fica difícil até mesmo para os desenvolvedores, a criatividade entra em campo. E este é um ótimo argumento no momento de captação de recursos. Não tenha medo de mostrar suas ideias e demonstrar dedicação para fazê-las acontecerem.

Redação: Karoline Gomes

Menu