Exposição “Caminhos do Encantamento” abre as portas ao público em julho

As portas para um mundo encantado de arte, contos de fada e sustentabilidade estão abertas ao público a partir do dia 1º de julho de 2021 com uma atividade cultural com entrada franca!

Para marcar o início do festival de teatro infantojuvenil “Era Uma Vez, Eram Duas… Eram Três!”, a Montenegro leva uma exposição gratuita ao Teatro Guaíra, em Curitiba. 

A mostra “Caminhos do Encantamento” apresenta ao público uma série de releituras exclusivas dos figurinos utilizados por personagens clássicos que têm um lugar especial na memória de várias gerações. 

As criações assinadas pelo artista visual Gustavo Krelling trazem algumas figuras mágicas dos livros para o mundo real. Entre elas, estão Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, bruxas, madrastas, e até mesmo o Pé de Feijão que transformou a vida de João na popular história britânica!

O detalhe mais inusitado está na conceituação das peças exibidas, que foram criadas a partir da reciclagem de materiais que seriam descartados. Contudo, a escolha de cada um dos utensílios utilizados na confecção foi feita a partir de uma conexão com os contos de fada homenageados. 

Cinderela, por exemplo, perdeu seu sapatinho de cristal para ganhar um vestido de baile feito com objetos que seriam eliminados por uma fábrica de sapatos. Já sua madrasta má tem toda maldade e inveja centralizadas em um visual construído a partir de sacos de lixo, com direito a uma peruca fantástica criada com rolos de papel higiênico. 

Mais do que proporcionar um dia mágico para as crianças e uma experiência cultural única para os adultos, a exposição promete provocar reflexões no público de todas as idades. 

A ressignificação de itens que seriam considerados lixo irrecuperável e que, agora, constituem obras de arte belas o suficiente para encherem os olhos parecem coisa da varinha de condão da Fada Madrinha (que, inclusive, também vai marcar presença na exposição!), mas são uma ferramenta para repensar valor, utilidade e sentido neste mundo pós-pandêmico, que exige um novo olhar mais gentil e empático.

NÃO PERCA TEMPO! Aproveite as férias dos pequenos e venha explorar essa atividade totalmente gratuita e segura, elaborada e planejada com respeito a todas as recomendações para contenção da pandemia de Covid-19.

Todos os detalhes desse caminho encantado você confere diariamente lá no Instagram da Montenegro Produções (@montenegroproducoes).

SERVIÇO

QUANDO? De 1ºa 31 de julho

ONDE: Na fachada do Guairão, em Curitiba (Rua XV de Novembro, 971 – Centro).

QUANTO? De graça!

Fotos: Diego Cagnato

Menu