Mercado Têxtil e Projetos Culturais

O Brasil detém a quinta maior indústria têxtil do mundo. Além disso, é o único país da América do Sul a ocupar lugar de destaque no setor, respondendo por 2,4% da produção mundial de têxteis e por 2,6% da produção mundial de vestuário. Dados também apontam o setor como responsável por 1,5 milhão de empregados diretos e 8 milhões de empregos indiretos, dos quais 75% são de mão de obra feminina sendo, também, o segundo maior gerador do primeiro emprego.

O Brasil é, também, a maior cadeia têxtil completa do Ocidente. Uma cadeia têxtil completa se inicia na produção das fibras, por meio das plantações (como as de algodão, por exemplo), passando por todos os processos industriais necessários como fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e varejo, até chegar nos desfiles de moda.

E por falar em moda, a Semana de Moda brasileira está entre as cinco maiores Semanas de Moda do mundo! Temos mais de 100 escolas e faculdades de moda e somos referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear!

Em síntese, até 2021 a estimativa é de um crescimento acumulado de 13% do mercado de moda no Brasil, com média de 3,1% ao ano, o que pode levar a recorde de produção, de 6,68 bilhões de peças!

Para além dos números, a moda traduz muito da vida e da cultura da história de um povo. E por isso mesmo é uma linguagem que vem sendo incluída em diversos editais de cultura. São alguns dos segmentos possíveis de participação:

  • Mostras;
  • Feiras;
  • Exposições de coleções;
  • Apresentações de desfiles;
  • Elaboração de produção de coleções autorais.

Veja no link cases de sucesso e inspire-se a participar de Editais de Moda! Boa sorte!

http://www.paratyecofestival.com.br/o-projeto/projeto/4-mostra-de-moda-e-design-sustentaveis/