Música Instrumental

Projetos instrumentais: transformação social e cultural de uma comunidade pode estar na música.

Luteria é a construção e manutenção de instrumentos musicais. Uma expressão bastante técnica até para apreciadores de música, mas não para os meninos do Projeto Guri.

Considerado o maior programa sociocultural brasileiro o Projeto Guri atende, atualmente, mais de 49 mil alunos de 6 a 18 por ano, em polos de ensino espalhados por todo o Estado de São Paulo, oferecendo cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, instrumentos de cordas, sopro, percussão e teclado. Tudo gratuitamente.

Os benefícios? Além de uma sociedade cheia de novos artistas cheios de inspirações, o projeto também visa afastar crianças das ruas, dos crimes e, muitas vezes, ressocializá-las, tendo atuações, inclusive, em unidades da Fundação CASA.

O Grupo Cultural AfroReggae, atuante no Rio de Janeiro, também cumpre este objetivo. Além da capacitação musical gratuita, o projeto tem a proposta de reduzir as desigualdades sociais e combater o preconceito. E nada com arte e cultura para unir diferentes públicos, não é mesmo?

As iniciativas comprovam que, nas mãos de uma criança, um instrumento musical não é somente um instrumento musical, mas um guia para a transformação.

Redação: Karoline Gomes

Menu