A expressão “pakuá” – brincadeira poética que une as palavras céu, tudo e pessoa na língua tupi-guarani – materializou seu verdadeiro significado durante uma oficina de colagem de fotografias aéreas realizada no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, em Curitiba, uma das contrapartidas do projeto cultural PAKUÁ, realizado pela Montenegro Produções por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com cópias das fotografias que compõem a exposição em mãos – além de materiais de apoio, como papéis coloridos, canetinhas e tintas –, os moradores do Recanto do Tarumã foram incentivados a construir suas próprias obras de arte, utilizando, sobretudo, a técnica da colagem, além de suas próprias referências estéticas e leituras simbólicas para as fotografias aéreas do projeto.

Os desdobramentos sociais do projeto cultural PAKUÁ beneficiaram mais de 200 alunos de escolas da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

Foram organizadas visitas à exposição PAKUÁ com turmas do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Professora Algate Lickfeld Maus, do Colégio Estadual Getúlio Vargas e da Escola Municipal CEI Romário Martins. Acompanhados do fotógrafo e videomaker Diego Cagnato, os estudantes puderam ver de perto um drone em funcionamento no pátio de suas escolas e tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas e matar a curiosidade em relação a este moderno equipamento.