Por quê investir em cultura?

Primeiramente, você sabe o que é cultura? Cultura é algo que acontece sempre que nós, humanos, estamos em sociedade; é a construção da história e de todos os produtos criados por um povo; como costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas; festas, danças, cantigas, lendas, obras de arte e literatura, etc. A cultura não é algo que está parado no tempo, é algo que é alimentado diariamente. Também é um instrumento que permite que criadores, artistas e espectadores tenham a chance de construir e celebrar suas identidades. De expressar suas raízes, pensamentos, sensibilidade e emoções, é um instrumento que ajuda a desenvolver o espírito crítico, a imaginação e o sentido de coletividade, e, além disso auxilia no processo de conscientização e transformação social.

capo.jpg

Investir em cultura é investir na própria sociedade. Pois assim é possível levar ações que estimulem o bem e a mudança. É possível transmitir informação e conhecimento para as pessoas. Assim como promover encontros de diferentes áreas culturais e gerar debates, valorizar o que o país tem de melhor. Porém, mesmo que a maioria trate a cultura apenas como uma forma de entretenimento, ela é muito mais do que isso. Mas para investir em alguma coisa é preciso ter benefícios, não é mesmo? E a cultura também proporciona vários.

Lei Rouanet

Quando empresas utilizam a Lei Rouanet e outros leis de incentivo para apoiar a cultura, elas podem conseguir a dedução de até 4% do seu Imposto de Renda devido. Se o projeto cultural aprovado estiver dentro de todas as diretrizes, o valor de aporte pode ser deduzido em até 100%. Mas muito além de apenas reduzir os valores de tributos e impostos que as empresas irão pagar ao Governo, investir em cultura é ótimo para a imagem das empresas. A participação em projetos, num mercado que cresce cada vez mais, é uma boa estratégia para conseguir valorizar a imagem do seu negócio. Já que ela estará veiculada em diversas ações de marketing, dependendo do seu tipo de investimento.

cu.jpg

Marketing e Patrocínio Empresarial

O marketing e o patrocínio empresarial de projetos e instituições culturais são formas de construir valores da sua marca. Mostra para o público o seu posicionamento, os seus ideias e os pensamentos que são seguidos. Isto é uma ótima forma de fazer os consumidores criarem um vínculo com sua empresa. Também é a chance de criar algo realmente relevante socialmente. Além disso, o investimento ajuda a fomentar a criatividade, a inovação, a consciência dos problemas da sociedade, a sensibilidade, o espírito crítico, a tolerância para com os outros e muito mais.

O mercado cultural é uma área que não para de crescer nos últimos anos. Mesmo assim não possui a atenção que merece. Seja por falta de interesse das instituições, pela falta de conhecimento das leis de incentivo, pelos entraves legais ou até pela falta de dinheiro. Mas quando você estiver pensando se deve ou não entrar no mercado cultural, lembre-se: A cultura não é um custo, é um investimento. Ela trará benefícios para a sua empresa, para a sociedade e para a cidade!

Menu