Com roteiro e direção do artista Eduardo Ramos, serão criados seis materiais audiovisuais em formato de documentário, com trilha sonora original, a serem exibidos em cada um dos espaços expositivos da mostra VIDA.

Para compor esse material, a equipe artística do projeto VIDA irá entrevistar pessoas comuns de diversos setores da sociedade civil sobre suas vivências durante a pandemia e as atuais reflexões em relação a esse momento histórico. Ao todo, 50 histórias irão compor o roteiro, com o intuito de dar vazão a vozes de pessoas reais sobre os seguintes temas, que dialogam entre si:

EDUCAÇÃO
A interrupção das aulas; a migração para o ensino a distância; as dificuldades impostas pelo regime não presencial aos professores; o retorno para a sala de aula.

SAÚDE E CIÊNCIA
Médicos cooperados da UNIMED Curitiba serão convidados a retratar suas histórias como parte do documentário, em entrevistas que irão abordar os desafios da profissão neste momento histórico; a rotina dos profissionais da saúde em relação ao trabalho e suas famílias; a evolução e importância da ciência e da medicina neste período e suas reverberações; além das reflexões e desejos destes profissionais para o momento atual.

ARTE
As adversidades dos artistas, que tiveram seu ofício parado por completo; como foi ficar sem a presença do encontro e a importância dele em um mundo onde as relações presenciais tiveram um grande hiato; a adaptação e troca com o público no cenário virtual; o retorno da arte presencial.

OFÍCIO/TRABALHO
As decepções dos profissionais que perderam seu emprego/estabelecimento; as adaptações das pessoas que fizeram home office; as migrações para outras áreas profissionais e a busca de novas possibilidades do ofício, gerando um sentido novo em suas vidas.

CASA
Diversidade de histórias cotidianas, como a exemplo das pessoas que moraram sozinhas durante a pandemia ou tiveram apenas um companheiro animal com elas; como o “estar em casa” ganhou outros significados; as primeiras visitas a outras casas, de familiares e amigos; a rotina dentro do mesmo espaço.

FUTURO/CRENÇA
Neste ambiente/vídeo, todas as pessoas que foram entrevistadas respondem a algumas perguntas: o que fica em suas vidas neste atual momento; quais foram os aprendizados, as reflexões e os impulsionamentos de crença que as fizeram suportar física e psicologicamente este período pandêmico; quais são suas expectativas para o atual momento e o que esperam do futuro.