Projetos de literatura infantil – um passo além do “cantinho da leitura”

Todos sabemos que a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Entre seus tantos benefícios, favorece o aprendizado, aprimora a escrita, enriquece o vocabulário, otimiza o raciocínio, dinamiza a interpretação. É de extrema importância que o indivíduo crie o hábito de ler ainda na primeira infância, mas como fazer isso sem cair na mesmice do famoso “cantinho da leitura”?

Para que este hábito seja construído realmente de forma prazerosa, os “Roedores de Livros” – projeto voluntário com sede em Ceilândia (Brasília) – despertam o gosto pela leitura através de ações integradas como mediação de leitura, oficinas de artes e música ao vivo.

(Saiba mais em: http://roedoresdelivros.blogspot.com/?fbclid=IwAR097C0ifKfFd0yOdzHETLMhatEFpUCAE3z0yS0UKdSjD1-L-CfVAJPnVrk)

Para além do voluntariado e tendo em vista ainda estimular a leitura infantil e incentivar a formação de jovens leitores, diversos projetos culturais vêm sendo criados aos longo dos anos. Mas num mundo em ascensão tecnológica, como chamar a atenção dos pequenos para um “simples” livro?

“Lê pra Mim?”

O “Lê pra Mim?”, projeto realizado com patrocínio do BNDES, incentivou a leitura de livros infantis brasileiros através da visita de artistas e personalidades da mídia que liam livros para crianças de escolas públicas objetivando, também, mostrar que a literatura é tão importante em suas formações quanto a televisão e a internet. Iniciado no ano de 2010, no Rio de Janeiro, teve 20 edições, passou por 10 cidades e contou com mais de 450 artistas representativos. Sucesso total!

(Veja mais no link: http://lepramim2010.blogspot.com/p/o-projeto-le-pra-mim.html)

Agora, pasmem! Iniciativa de uma criança de 11 anos, o projeto Encantos de Leitura teve início em 2014 pelas mãos de Maria Alice Gomes Martins que, ao ouvir relatos de crianças que tinham pouco contato com a leitura, resolveu contribuir organizando encontros dedicados à troca de informações sobre leitura e à contação de histórias em escolas e espaços públicos de Canaã dos Carajás (PA). A iniciativa também firmou parceria com sete escolas públicas da cidade, onde promove atividades semanalmente. Deu tão certo, que hoje esta iniciativa se encontra em redes sociais e até ganhou espaço no site da Natura. Próximos passos? Ampliar o acervo de sua biblioteca itinerante!

(Veja em: http://www.movimentonatura.com.br/cs/movimentonatura/encantos-de-leitura)

Então? O que falta para o seu projeto de literatura infantil sair do papel?

Redação: Ana Martins