Sustentabilidade e Cultura

Sustentabilidade nos projetos culturais: o que pensar no momento da elaboração para q seu projeto seja responsável com o meio ambiente e comunidade?

Montar um projeto cultural é pensar na sociedade e como a sua ideia pode impactar as pessoas e o mundo. Além disso, é importante planejar cada iniciativa para atrair e convencer os patrocinadores e obter aprovações em editais culturais. E, no meio de tanta coisa a se preocupar, como fica a questão do meio ambiente?

Criar um projeto sustentável faz parte do pensamento no coletivo e o plano para causar um impacto positivo para o meio ambiente é tão importante como acessibilidade, inclusão social e democratização de acesso. E você não vai deixar passar, com essas dicas:

– Invista em capacitação

Para conseguir incentivo por meio de Leis e programas, o seu projeto precisa ter a arte e a cultura como benefício e retorno a sociedade. Mas é possível ir além disso, oferecendo capacitação para as pessoas impactadas, de preferência, sobre sustentabilidade.

– E tenha pessoas capacitadas com você

Não tem problema se o seu objetivo inicial era focado em cultura. Só a atitude de torná-lo sustentável já é um grande passo a ser tomado.

O grande passo seguinte, é ter pessoas capacitadas em seu projeto para saber orientá-lo nas mais adversas situações. Uma assessoria de sustentabilidade poderá ajudar a pensar em elementos os objetivos e as ações sustentáveis que seu projeto cultural irá proporcionar.

REDACAO: Karoline Gomes

Menu