#TBT Lar dos Idosos Tarumã

#TBT Em cartaz até o dia 30 de março, no shopping Pátio Batel (Lounge Bolhas, Piso L3), a exposição PAKUÁ – primeira mostra itinerante de fotografias aéreas no país –, é resultado de um projeto cultural que também inclui desdobramentos sociais. Uma dessas iniciativas foi realizada em dezembro do ano passado, na instituição de longa permanência Lar dos Idosos Recanto do Tarumã.     

Com cópias das fotografias que compõem o PAKUÁ em mãos – além de materiais de apoio, como papéis coloridos, canetinhas e tintas –, 30 idosos acolhidos pelo Recanto foram incentivados a construir suas próprias obras de arte, utilizando, sobretudo, a técnica da colagem. O resultado foi uma obra coletiva, repleta de referências estéticas e simbólicas. Deslize para o lado e confira os registros feitos pelo fotógrafo Diego Cagnato nesse encontro tão especial.

Sabedoria e criatividade: oficina de colagem reuniu 30 idosos do Recanto do Tarumã. 

Seu Luiz Machuca dobrou um barquinho de papel para navegar nas águas da foto que ele escolheu.

 Recortes do Jardim Botânico de Curitiba também compuseram a colagem final.

Cópias das imagens do PAKUÁ ficaram à disposição dos idosos, que as escolheram de acordo com suas referências e memórias.

Mix de técnicas: tintas e pincéis também fizeram parte da atividade.

Nascido em Guaraqueçaba, Seu Levi lembrou do tempo em que só andava de canoa a remo.

Seu Rogério, o artista oficial do Recanto, mostrou que também tem talento para a colagem.

Ângulos aéreos dos drones suscitaram a curiosidade dos idosos.  

Ao fim da oficina, os participantes se divertiram ao ver de perto um drone em ação.

Do alto, o resultado da oficina foi registrado pelo drone do fotógrafo Diego Cagnato.

 

Idealizado e realizado pela Montenegro Produções por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto cultural PAKUÁ tem apoio da Associação dos Amigos do HC, patrocínio Sideral Linhas Aéreas, HAVAN, Helisul Aviação, Schattdecor, Tecnolimp, Greca Asfaltos, RDP Petróleo, Ítalo Supermercados, Magnetron e Ravato Diesel.