Você conhece a geração do Millennials?

geração dos Millennials, seu comportamento e padrão de consumo, é pauta de discussão em todos os meios e para que um produto cultural alcance esse público é necessário conhecê-lo.

Você sabe quem são os millennials?

Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Alguns estudiosos diferem sobre as datas exatas, mas estima-se que essa geração representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000. Podemos falar que essa nova geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Vivendo em ambientes altamente urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.

As interações virtuais mudaram não só as relações midiáticas e sociais, mas também as relações de trabalho. É só pensar no enorme mercado digital que temos hoje e quantas pessoas ele impacta. Os millennials estão a um clique de resolver alguma dúvida ou obter informação. De certa forma, as crianças tendem a interagir menos com os pais e os professores, uma vez que eles conseguem achar o que procuram de maneira mais rápida na tela de computador.

Algumas descobertas:

  • Eles não são influenciados por propagandas – A Geração Y acredita que a publicidade não é autêntica – é por isso que TV em streaming online e os bloqueadores de propaganda no Facebook e no Youtube fazem tanto sucesso.
  • Eles procuram por resenhas em blogs antes de comprar algo; Na hora de fazer uma compra, os millennials tendem a se basear em resenhas em blogs
  • Eles valorizam mais a autenticidade do que o conteúdo; Os millennials precisam confiar na plataforma antes mesmo de lerem o que é produzido. 
  • Eles querem estabelecer uma relação com as marcas nas mídias sociais; Se uma marca se relaciona com eles nas redes sociais, isto aumenta a probabilidade de tornarem-se clientes. 
  • Eles querem coproduzir com as empresas.
  • Eles usam diferentes aparelhos eletrônicos;  A Geração Y ama novas tecnologias, mas para manter a marca relevante, é preciso conquistá-los assim que a plataforma for lançada.

O comportamento dos millennials está inteiramente ligado a sua experiência com o produto. Diferentemente das outras gerações, os millennials são mais críticos e exigentes, principalmente no curto prazo. Mais do que qualquer tipo de propaganda ou comercial, é a confiança no produto que atrairá esse perfil. Autenticidade é um valor muito importante para o millennial.

Por isso, a definição de um público e suas estratégias de comunicação e engajamento são requisitos fundamentais na elaboração de um novo projeto cultural. Caso seu produto não tenha relevância junto ao público prospectado, não alcançará o sucesso e  continuidade para novas ações.