BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar prepara livro com receitas e história de ingredientes de origem

BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar prepara livro com receitas e história de ingredientes de origem

As criações gastronômicas são resultado da inspiração dos cozinheiros e uma interpretação de como estes ingredientes podem ser incluídos em receitas do dia a dia.

Sobre a bancada da cozinha do Bom Gourmet, um banquete esteve em preparação na última terça-feira (6): uma bandeja com um quilo de morangos imensos, goiabas em calda, fatias de maçã sobre uma massa folhada e um drink de uva com gim eram alguns dos preparos à vista.

Os ingredientes das receitas, na verdade, têm nome e sobrenome. Todos são produtos com Indicação Geográfica (IG) e foram fotografados por Daniel Siwek para o livro Mapa da Cultura Alimentar, projeto da Montenegro Produções com recursos da Lei de Incentivo a Cultura. O lançamento está previsto para 6 de setembro.

A publicação reunirá 12 receitas assinadas pelos chefs Rui Morschel e Patrícia Lisboa, cada uma com um ingrediente com IG – 11 do Paraná e 1 de Santa Catarina – e relatos de viagem da equipe multidisciplinar que passou um mês na estrada conhecendo as regiões produtoras. Ao fim, o livro trará um recorte do patrimônio cultural que é a nossa cultura alimentar.

As criações gastronômicas são resultado da inspiração dos cozinheiros e uma interpretação de como estes ingredientes podem ser incluídos em receitas do dia a dia. O melado de Capanema está na massa de um bolo com café e especiarias. A bala de banana virou cobertura para uma cuca. O queijo da Colônia de Witmarsum recheia um pastel. A erva-mate de São Mateus do Sul coloriu e saborizou dadinhos de tapioca. O barreado de Morretes saiu do prato para integrar um sanduíche. A goiaba de Carlópolis, transformada em compota, é servida com creme batido. As uvas de Marialva integram um drink com gim. O café do Norte Pioneiro é usado em um brownie. O morango de Sapopema está em um creme de inhame com granola. Os vinhos de Bituruna viraram um clericot. O mel de Santa Helena é a base para o molho de mostarda que acompanha um mignon suíno. E a maçã fuji de São Joaquim (SC) ganha uma cobertura de sálvia crocante sobre massa folhada.

Lavouras, produtores e receitas foram fotografadas por Siwek, que enxerga no projeto a expressão da potência dos campos do Paraná. O fotógrafo esteve com uma equipe multidisciplinar numa expedição que percorreu durante todo o mês de abril o Paraná e parte de Santa Catarina para conhecer quem preserva as raízes da nossa cultura alimentar.

“Foi um mês viajando. Começamos por Antonina em 3 de abril e finalizamos visitando São Joaquim, em Santa Catarina”, relembra. “Minha busca na narrativa visual era mostrar o bruto e o produto. Mostrar como a cadeia produtiva, a cultura alimentar e o universo das pessoas envolvidas fazem a Indicação Geográfica”, diz. As fotos de Siwek ilustrarão o livro.

A chef Patrícia Lisboa também desenvolveu receitas para o projeto do Mapa da Cultura Alimentar. O lançamento da publicação, que além de receitas incluirá histórias e pesquisas que demonstram como a alimentação é um patrimônio da nossa cultura, será no Shopping Mueller. Serão impressos 1 mil exemplares do livro, com distribuição gratuita para veículos de comunicação, patrocinadores, bibliotecas públicas e escolas do Paraná.

Junto com o lançamento do livro também ocorrerá a inauguração da exposição do Mapa da Cultura Alimentar. Assinada pelo artista Gustavo Krelling – e com projeto arquitetônico de Givago Ferentz e textos da pesquisadora Karoline Barreto – , a exposição terá sete instalações inéditas. Utilizando uma poética de ressignificação e de reciclagem de materiais, essas instalações representarão e contarão histórias da nossa cultura alimentar e dos produtos com selo de Indicação Geográfica abordados na pesquisa do projeto.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/mapa-da-cultura-alimentar/livro-mapa-cultura-alimentar-parana/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Fonte: Bom Gourmet

Leia também

  • NOVO SÃO PAULO: Exposição do projeto “Mapa da Cultura Alimentar” será aberta em setembro

    NOVO SÃO PAULO: Exposição do projeto “Mapa da Cultura Alimentar” será aberta em setembro

  • FONTE DE CURITIBA: Mapa da Cultura Alimentar tem van itinerante e entrega uma horta para hospital de Curitiba

    FONTE DE CURITIBA: Mapa da Cultura Alimentar tem van itinerante e entrega uma horta para hospital de Curitiba

  • BOM GOURMET: Exposição representará cultura alimentar com uso criativo de embalagens e alimentos

    BOM GOURMET: Exposição representará cultura alimentar com uso criativo de embalagens e alimentos

  • BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar realiza vivência com produtos com Indicação Geográfica

    BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar realiza vivência com produtos com Indicação Geográfica