Mapa da Cultura Alimentar

Pela primeira vez, os ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional dos estados do Paraná e Santa Catarina, são os protagonistas de um grande projeto artístico: o Mapa da Cultura Alimentar. As cores e sabores de produtos com Indicação Geográfica (IG) em uma pesquisa que se torna uma exposição artística e um livro, que documenta todo esse processo com fotos e receitas. 

A IG é um selo que valoriza, identifica e protege produtos alimentícios gerados em determinadas regiões do mundo ou por um grupo étnico específico. Fatores como os saberes tradicionais, a forma de produção, as potencialidades climáticas e a qualidade do solo são elementos diferenciais.

Bibliotecarte

A versatilidade da produção literária nacional ganhou um retrato panorâmico no livro “A História das Estórias”. Disponível para download gratuito, a obra reúne perfis de 63 autores e ilustradores brasileiros que se dedicam ao universo infantojuvenil. A partir de um extenso trabalho de entrevistas exclusivas, os jornalistas Daniélle Carazzai, Antonio C. Senkovski e Felippe Aníbal recontam as trajetórias e revelam as particularidades de produção de autores com perfis diversos, de todas as gerações e cantos do Brasil.

Pákua - Exposição de Artes Visuais

Com o intuito de ampliar essa discussão e construir narrativas inéditas sobre essa nova perspectiva dos cenários brasileiros, a Montenegro Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizou, entre 2020 e 2022, o projeto cultural PAKUA, apresentado nos formatos, exposição itinerante de fotografias aéreas e catálogo impresso para download gratuito.

Vida - Histórias da Pandemia

Primeiro projeto cultural do Brasil a apresentar recortes artísticos sobre a reinvenção e a ressignificação da existência humana diante da pandemia de Covid-19, lançado pela Montenegro nos formatos livro e exposição multimídia. Gratuito e bilíngue, o livro “Vida – Histórias da Pandemia” apresenta uma análise precisa dos impactos causados nas relações sociais, econômicas e de saúde da população, em textos dos jornalistas Daniélle Carazzai, Guilherme Krauss, Katia Brembatti e Rafaela Mascarenhas Rocha.