NOVO SÃO PAULO: Exposição do projeto “Mapa da Cultura Alimentar” será aberta em setembro

NOVO SÃO PAULO: Exposição do projeto “Mapa da Cultura Alimentar” será aberta em setembro

A partir do dia 06 de setembro, quem passar pelo shopping Mueller, em Curitiba, vai poder visitar uma exposição de artes visuais diferente. As instalações criadas por Gustavo Krelling brincam com manequins e representações que remetem à cultura alimentar brasileira. O trabalho é a etapa final do projeto “Mapa da Cultura Alimentar”, da Montenegro Produções, realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto começou em abril com uma expedição que visitou cidades do Paraná e Santa Catarina para descobrir mais sobre a cultura alimentar regional, com foco em 12 produtos que possuem selo de identificação geográfica, um instrumento de propriedade industrial que identifica a origem geográfica de um produto ou serviço. “O Mapa da Cultura Alimentar revela os detalhes sobre os produtores e o manejo desses produtos que têm selo de Identificação Geográfica (IG).

Mostra celebra a cultura alimentar brasileira através das artes visuais

A partir do dia 06 de setembro, quem passar pelo shopping Mueller, em Curitiba, vai poder visitar uma exposição de artes visuais diferente. As instalações criadas por Gustavo Krelling brincam com manequins e representações que remetem à cultura alimentar brasileira. O trabalho é a etapa final do projeto “Mapa da Cultura Alimentar”, da Montenegro Produções, realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto começou em abril com uma expedição que visitou cidades do Paraná e Santa Catarina para descobrir mais sobre a cultura alimentar regional, com foco em 12 produtos que possuem selo de identificação geográfica, um instrumento de propriedade industrial que identifica a origem geográfica de um produto ou serviço. “O Mapa da Cultura Alimentar revela os detalhes sobre os produtores e o manejo desses produtos que têm selo de Identificação Geográfica (IG). Na exposição vamos trazer, de forma lúdica e com um olhar artístico, um pouco do que foi experimentado durante a expedição. Grande parte dos materiais que usei nas peças vieram das visitas em campo que fiz para montar as instalações”, explica o artista.

A exposição terá seis instalações que representam a cultura alimentar brasileira e contam partes das histórias dos produtos que foram pesquisados no projeto. As instalações estarão ambientadas em um espaço criado pelo escritório Givago Ferentz Arquitetos, que trabalha com foco em projetos para restaurantes e bares. Givago explica que “todas as peças estarão ambientadas em cenários que vão contemplar não só o trabalho do artista Gustavo Krelling, mas também o material que foi captado durante a expedição, como os vídeos e fotos que foram produzidos durante o projeto”.

O artista Gustavo Krelling destaca a riqueza do tema da alimentação para o processo de criação e as infinitas possibilidades que esse tema abre. “Como o tema da alimentação é muito amplo e muito rico, eu resolvi focar no conteúdo histórico que envolve os produtos. Por exemplo: uma das peças da exposição é a Carmem Miranda e ela está lá porque, durante a minha pesquisa, eu descobri que a Carmem Miranda fez um show em Antonina em 1933. Então eu fiz a Carmem Miranda com um figurino feito de papel de balas de bananas e cestas de frutas”, conta Gustavo. “Eu também não fiquei preso ao Paraná ou Santa Catarina, pensei que poderíamos incluir na exposição elementos que falem da cultura alimentar de todo o Brasil, que é tão diversa em suas diferentes regiões. Uma das peças, a única que não utilizei um manequim é um mapa do Brasil com utensílios de cozinha”, conclui. Durante o período da exposição, que vai até o dia 06 de outubro, quem quiser visitar a exposição e ouvir mais histórias do artista, pode agendar visitas guiadas pelo Sympla.

 

Além disso, um livro será lançado sobre o projeto que vai contemplar as descobertas da expedição, a pesquisa para a exposição e com receitas que utilizam os produtos pesquisados pelo projeto. “O projeto é uma celebração da cultura alimentar brasileira. Nós partimos de 12 produtos com selo de identificação geográfica do Paraná e Santa Catarina e realizamos toda a pesquisa no momento da expedição. Esse material é parte do conteúdo de um livro que será lançado no mesmo dia da abertura da exposição. E a exposição é a grande representação da riqueza da nossa cultura alimentar e na expressão artística permitimos que esses símbolos, tão brasileiros, viessem à tona”, explica Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, idealizadora do projeto. A exposição também vai passar por São Paulo. Carolina explica que “essa é a primeira vez que um projeto local, que fala da cultura alimentar do Estado do Paraná, sai daqui e chega a São Paulo. Além de ser motivo de orgulho para todos nós da Montenegro é também uma ação importante de valorização da cultura imaterial brasileira”.

Para a superintendente do shopping Mueller, Daniela Baruch, “o projeto Mapa da Cultura Alimentar valoriza a gastronomia regional e transforma o resultado desse trabalho em uma mostra de artes visuais, rica em detalhes e curiosidades sobre os hábitos alimentares. É uma honra para o Shopping Mueller receber essa mostra e apoiar esse projeto. Tenho certeza de que os curitibanos vão apreciar essa exposição”. O projeto tem como patrocinadores: Syngenta, CNH Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet – Gazeta do Povo e Shopping Mueller.

Serviço: Exposição Mapa da Cultura Alimentar

Curitiba

Data: a partir do dia 06 de setembro

Local: Shopping Mueller – Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico – Curitiba – PR

São Paulo

Data: de 09 a 23 de outubro

Local: Edifício das Nações Unidas – Avenida Paulista, 620/ 648 – São Paulo – SP

Ficha Técnica do projeto Mapa da Cultura Alimentar:

Coordenação Geral: Montenegro Produções

Direção criativa e elaboração de projeto: Carolina Montenegro

Produção executiva: Camila Guanabara

Curadoria: Gustavo Krelling

Concepção editorial: Andrea Sorgenfrei

Design Gráfico e Projeto Editorial: Caio Vitoriano

Fotografia e edição fotográfica: Daniel Siwek

Assistente de Arte: Patrick Miguel

Assistente de Produção: Aline Cardoso

Redação: Daniélle Carazzai, Felipe Anibal e Rui Morschel

Artista convidado: Gustavo Krelling

Textos expositivos: Karoline Marianne Barreto

Costura e adereços: Glaci de Jesus

Adereços: Maria Doraci Justino

Assistente de produção de arte: Wyllian Santos de Jesus

Arquiteto responsável: Givago Ferentz

Equipe arquitetura: Alessandra Oliveira, Eduardo Sakaizawa, Iolanda Stahsefski, Evelyn Llosa, Jorge Stremel e Rafaela Bruno.

Gestão de Mídia online: Poliana Przybyszewski

Mídia offline: Caroline Enke

Social Mídia: Bruna Alcantara

Assessoria de imprensa: Ieme Comunicação

Assessoria jurídica: Carolina Wanderley

Administração e Contabilidade: Carlos Alberto Guanabara e AE Company

Socióloga: Rafaela Mascarenhas Rocha

Produção de vídeos e fotografia: Daniel Siwek

Chefs convidados: Ana Souza, Patrícia Lisboa, Ruy Morschel.

Food stylist: Ana Claudia Spengler

Conteúdo educacional: Andréa Sorgenfrei

Mediação e apresentação EAD: Caroline Olinda

Produção EAD: Bom Gourmet e Agência Vulgata

Filmmaker EAD: Agência Vulgata

Estúdio EAD: Estúdio Pinó/Clube da Alice e Cozinha Bom Gourmet

Captação de recursos e apoio institucional: Valor com Propósito, Odete Montenegro, Tudo Cultural, José Luís Veloso e Felipo Nichetti

Intérprete de Libras: Sandro José Batista

Realização: Ministério da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Produção: Montenegro Produções

Instituições beneficiadas: Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e Hospital e Erasto Gaertner.

Apoio: SEBRAE/PR, GoPro, Shopping Mueller e Bom Gourmet

Leia também

  • FONTE DE CURITIBA: Mapa da Cultura Alimentar tem van itinerante e entrega uma horta para hospital de Curitiba

    FONTE DE CURITIBA: Mapa da Cultura Alimentar tem van itinerante e entrega uma horta para hospital de Curitiba

  • BOM GOURMET: Exposição representará cultura alimentar com uso criativo de embalagens e alimentos

    BOM GOURMET: Exposição representará cultura alimentar com uso criativo de embalagens e alimentos

  • BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar prepara livro com receitas e história de ingredientes de origem

    BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar prepara livro com receitas e história de ingredientes de origem

  • BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar realiza vivência com produtos com Indicação Geográfica

    BOM GOURMET: Mapa da Cultura Alimentar realiza vivência com produtos com Indicação Geográfica