-
menu_book
Acervo Bibliográfico
Sobre
Transformar bibliotecas em centros culturais capazes de atrair crianças e jovens socialmente vulneráveis até o fascinante universo da leitura. Essa é a proposta do Bibliotecarte, projeto realizado pela Montenegro com apoio do Marista Escolas Sociais.

O projeto incrementou o acervo bibliográfico e digital de oito bibliotecas comunitárias de escolas localizadas em comunidades vulneráveis do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Com projeto da arquiteta Nonnie Fenianos, a remodelação promoveu adaptações arquitetônicas nas bibliotecas beneficiadas, integrando conceitos estéticos contemporâneos a intervenções artísticas e proporcionando a entrega de ambientes propícios ao desenvolvimento da criatividade e estímulo à leitura.
Contações de Histórias
Realizado durante o período pandêmico, o Bibliotecarte adaptou algumas de suas atividades presenciais para o formato digital. Contações de histórias clássicas da literatura infantil foram registradas em vídeo e disponibilizadas online. O material soma mais de 100 vídeos de 5 minutos com interpretações de famosas narrativas como “Patinho Feio”, “Peter Pan”, “Os Três Porquinhos”, “Pinóquio”, entre outras.

História das Estórias
A série de entrevistas com autores e ilustradores também foi transformada em vídeos de leituras dramáticas, substituindo as rodas de leitura presenciais. Sob coordenação de Gizah Ferreira, um elenco de jovens atrizes e atores lê e interpreta cada um dos capítulos de “A História das Estórias” em vídeos que revelam a essência da produção literária de forma ágil e divertida.

Livro
A versatilidade da produção literária nacional ganhou um retrato panorâmico no livro “A História das Estórias”. Disponível para download gratuito, a obra reúne perfis de 63 autores e ilustradores brasileiros que se dedicam ao universo infantojuvenil. A partir de um extenso trabalho de entrevistas exclusivas, os jornalistas Daniélle Carazzai, Antonio C. Senkovski e Felippe Aníbal recontam as trajetórias e revelam as particularidades de produção de autores com perfis diversos, de todas as gerações e cantos do Brasil.
- R$900mil investidos em bibliotecas
- 50mil pessoas beneficiadas com programações culturais
Impactos sociais
-
1.
Para aproximar os estudantes do universo das histórias contadas pelas páginas dos livros, a Feira do Livro do Bibliotecarte aconteceu em um formato inédito. Alunos de oito escolas de comunidades vulneráveis do Paraná, Santa Catarina e São Paulo criaram uma história e escreveram um livreto para trocá-lo por uma obra publicada de verdade.