Autoria: Guanabara Produção Cultural

Guanabara Logo
  • house

    Exposição de Arte

Sobre

Após uma bem-sucedida temporada realizada em Curitiba em 2022, a exposição interativa Casa dos Sentidos – maior imersão artística no universo da criança com autismo do Brasil – , está com cotas de patrocínio disponíveis para levar o projeto a outras cidades.

Desenhada a partir da visão de mundo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), captada em oficinas entre artistas, pedagogas e as crianças, a mostra artística consiste na criação de uma casa cenográfica, pensada por um coletivo de artistas e arquitetos, onde os cômodos instiguem os sentidos humanos para tornar os visitantes mais sensíveis ao que é diferente, mas igualmente belo.

A Casa dos Sentidos deve estar em três capitais brasileiras, para então desembarcar nos Estados Unidos, onde o projeto tem o apoio da Universidade de San Diego, na Califórnia.

  • MOSTRA POCKET
    > Monte Mor (SP)
    7 a 22 de outubro de 2023
    Local: Centro Cultural Joaquinzão
    > Catalão (GO)
    31 de outubro a 12 de novembro de 2023
    Local: Catalão Shopping
    > Ponta Grossa (PR)
    21 de novembro a 3 de dezembro de 2023
    Local: Biblioteca municipal de Ponta Grossa

 

  • MOSTRA OFICIAL
    > Campinas (SP)

    30 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024
    Local: Campinas Shopping
    > Curitiba (PR)
    29 de março a 21 de abril de 2024
    Local: Shopping Mueller
    > Brasília (DP)
    10 a 30 de maio de 2024
    Local: Biblioteca Nacional

Instalação

Em uma área de aproximadamente 80 m2, os cinco ambientes da exposição Casa dos Sentidos serão construídos por meio de diversas técnicas artísticas, de forma a explorar os sentidos humanos a partir das percepções de crianças com autismo.

Ao todo, serão cozinha, quarto, sala de jantar e banheiro divididos em caixas/cubos que agucem sentidos como audição, paladar, tato, olfato e visão.

Além disso, num grande ambiente será reproduzido um cérebro como órgão máximo, que entende e transforma os sentidos, representado com suas peculiaridades e dados científicos baseados em pesquisas da Tismoo (Testes Genéticos para Autismo), um startup de biotecnologia pioneira no estudo de medicina personalizada voltada ao autismo e síndromes relacionadas

  • 5 milhões de pessoas é o público estimado.
  • +2000 crianças beneficiadas com kits de oficinas criativas.
  • 2 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil.

CURADORA

Giusy de Luca trabalha como produtora há mais de 15 anos e está a frente da Mucha Tinta Produções Culturais. Formada em Design Gráfico pela PUCPR e especializada em Slowdesign pela Design ao Vivo, Giusy desenvolve projetos multidisciplinares que envolvam redes de criação e comunicação. Sua principal área de atuação são ações culturais que envolvam gestões públicas, empresas privadas e artistas, com foco em arte e educação, shows, eventos corporativos, arte urbana e agenciamento.

ARQUITETA

Nonnie Fenianos é arquiteta formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. A profissional atua há 10 anos em projetos voltados para residêncial,comercial, piscinas, projetos culturais, cenográficos, interiores e reformas. Desde 2018 é a arquiteta atuante como criadora e coordenadora de projetos na Montenegro Produções. Na Casa dos Sentidos, Nonnie é quem tira as ideias do papel e concretiza em plantas e projetos.

ARQUITETO

Givago Ferentz é arquiteto formado pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba, com pós-graduação em Obras Públicas de Edificações, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e em Gestão de Escritório de Arquitetura, pela Universidade Positivo. Atualmente, além de nomear e encabeçar os principais projetos da Givago Ferentz Arquitetura, assume a posição de Coordenador na Câmara Técnica de Arquitetura de Interiores no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU PR).

PESQUISADORA

Jocian Machado Bueno tem Mestrado em Educação , Especialização em Exercício e Saúde, em Psicomotricidade, em Educação Especial, em Neuropsicologia, Graduação em Educação Física e em Psicologia,  Psicopedagoga, Psicomotricista, Psicomotricista Aquática, Terapeuta Internacional Avançada – Abordagem DIR Floortime,  Diretora do Centro de Psicomotricidade Água e Vida, Autora de inúmeros livros,  Formadora em Psicomotricidade Educacional, Aquática e Clínica, Conferencista internacional, Acadêmica-Fundadora da Academia Brasileira de Natação Infantil (ABPNI), Professora das especializações em Psicomotricidade, Equoterapia e Educação Especial da FAE (PR), INSPIRAR (PR), FMU (SP), FUMEC (MG), UNESP (AL), DOM BOSCO (PR), UTP (PR), Coordenadora e professora da Especialização em Psicomotricidade Educacional, Aquática e Clínica da Faculdade Inspirar, Coordenadora Pedagogica das Oficinas da Casa dos Sentidos e da Ópera das Cores, Terapeuta Psicomotora / Especialista em Bebês de Risco.

ARTISTAS CONVIDADOS

Um coletivo de artistas e designers convidados a trabalhar com releituras dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças, de forma a criar representações artísticas e funcionais que simbolizem o universo deste público por meio da construção de uma CASA CENOGRÁFICA.

ALINE PROVENSI

Aline Provensi é artista audiovisual e psicóloga especialista em autismo. Produziu a exposição fotográfica inclusiva e interativa “Sublime ao Entrar”. Também trabalha como Ilustradora e criadora de histórias em quadrinhos, em formato web, para conscientização e informação sobre neurodivergências. É Ativista da neurodiversidade, autista, TDAH e altas habilidades/superdotada.

BRUNA ALCANTARA

Bruna Alcantara é artista visual e jornalista. Sua pesquisa artística explora diferentes campos da cultura e dos canais de informações para trabalhar temas como as violências do espaço público e político, assim como as relações do corpo feminino no contexto social e histórico, usando a arte têxtil, o lambe-lambe e a fotografia como técnica.

BRUNO ROMÃ

Bruno é artista visual e ilustrador autodidata. Seus trabalhos exploram diferentes técnicas e plataformas, como desenho, pintura, muralismo e cerâmica. Suas referências partem principalmente da cultura popular brasileira, sobretudo das vivências na cultura caiçara do Paraná, que pesquisa há 10 anos.

MARCELLA CALADO

Marcella Calado é artista visual e ilustradora atuante desde 2015. Gosta de explorar técnicas distintas como gravura, pintura e arte digital. O grafite é sua paixão mais recente, em que tem procurado fazer arte em grandes murais.

DANIÉLLE CARAZZAI

Daniélle Carazzai é jornalista, escritora e artista visual. É co-autora dos livros “Vida, histórias da pandemia” e “A história das estórias”, da Montenegro Produções. Artista visual e empreendedora no Estúdio Boitatá desde 2014, trabalha especialmente com cerâmica e pintura, tendo exposto seu trabalho no Brasil e no exterior.

Acessibilidade

Uma das missões da Guanabara em seus projetos culturais é garantir que a pessoa com deficiência exerça plenamente sua cidadania. Sendo assim, o projeto Casa dos Sentidos – Circulação inclui diversas medidas para garantir o conforto e a acessibilidade desse público:

  • Visitas especiais com diminuição de estímulos sensoriais, acompanhadas por profissionais em terapia cognitiva, para pessoas com TEA, epiléticos e pessoas com hipersensibilidade auditiva;
  • Audiodescrição de todos os ambientes da mostra;
  • Vídeos com tradução em libras de cada um dos ambientes da exposição;
  • Disponibilização de fones de ouvido redutores de ruídos;
  • Visitas guiadas com tradução em libras e profissionais de terapia cognitiva para grupos de crianças com TEA e/ou deficiência intelectual;
  • Versão online da exposição em 3D para visitação interativa e gratuita no site da Guanabara, com a presença de todos os recursos de acessibilidade disponíveis na visita presencial.

Impactos Sociais

  1. 1.

    Além de exposições em 6 cidades, que prevê um público de 5 milhões pessoas, serão oferecidos 2 mil kits de aulas criativas, com manual de operações, para crianças autistas de todas as regiões participantes para que trabalhem em construções sensoriais.