-
house
Exposição de Arte
Sobre
A MAIOR IMERSÃO DO UNIVERSO DA CRIANÇA
AUTISTA JÁ REALIZADA NO BRASIL.
Após uma bem-sucedida temporada realizada em Curitiba em 2022, a exposição interativa Casa dos Sentidos – maior imersão artística no universo da criança com autismo do Brasil – , está com cotas de patrocínio disponíveis para levar o projeto a outras cidades.
Desenhada a partir da visão de mundo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a mostra de artes visuais consiste na criação de uma casa cenográfica por um coletivo de artistas, designers e arquitetos, onde cada cômodo instiga um dos sentidos humanos para tornar os visitantes mais sensíveis ao que é diferente, mas igualmente belo.

A Guanabara está captando novos recursos para construir a Casa dos Sentidos em três capitais brasileiras, para então desembarcar nos Estados Unidos, onde o projeto tem o apoio da Universidade de San Diego, na Califórnia.
- MOSTRA OFICIAL
> JANEIRO 2024: Campinas (SP)
> MARÇO 2024: São Paulo (SP)
> ABRIL 2024: Curitiba (PR)
> JUNHO 2024: Brasília (DF) - MOSTRA POCKET
> OUTUBRO 2023: Montemor (SP), Catalão (GO)
> NOVEMBRO 2023: Ponta Grossa (PR)
> FEVEREIRO 2024: Califórnia / EUA
Instalação
Em uma área de aproximadamente 340 m2, os cinco ambientes da exposição Casa dos Sentidos serão construídos por meio de diversas técnicas artísticas, de forma a explorar os cinco sentidos humanos a partir das percepções de crianças com autismo:

- VARANDA / AUDIÇÃO: Representações artísticas de sons em diferentes vibrações fazem com que o visitante acesse memórias e ative novas percepções auditivas. A ilustração do imaginário afetivo que permeia esse espaço representa o fio condutor da experiência.
- SALA DE ESTAR / TATO: O desenho e suas infinitas possibilidades criativas compõem este ambiente, onde o visitante terá as sensações relacionadas ao tato ativadas a partir de texturas, formas e espaços que propõem outros modos de ver e de sentir.
- SALA DE JANTAR / PALADAR: Criações artísticas utilizam o graffiti em design inusitado, causando uma aparente “inadequação” que encanta, surpreende e traz reflexão sobre a beleza e a potência do que é diferente.
- COZINHA / OLFATO: A relação íntima entre o olfato e o processamento das emoções humanas baseia a criação desse ambiente com paredes cobertas pelo traço poético e orgânico do desenho.
- QUARTO / VISÃO: Uma narrativa que usa a ilustração para representar cenários que habitam o imaginário popular e despertam surpresas, interrogações e descobertas. O quarto traz a floresta e o oceano juntos em sua construção estética, estimulando o olhar além do que se vê.
- 1,5 milhões de pessoas é o público estimado.
- +1000 crianças com autismo serão beneficiadas com oficinas artísticas.
- 2 milhões pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil
Acessibilidade
Uma das missões da Guanabara em seus projetos culturais é garantir que a pessoa com deficiência exerça plenamente sua cidadania. Sendo assim, o projeto Casa dos Sentidos – Circulação inclui diversas medidas para garantir o conforto e a acessibilidade desse público:
- Visitas especiais com diminuição de estímulos sensoriais, acompanhadas por profissionais em terapia cognitiva, para pessoas com TEA, epiléticos e pessoas com hipersensibilidade auditiva;
- Audiodescrição de todos os ambientes da mostra;
- Vídeos com tradução em libras de cada um dos ambientes da exposição;
- Disponibilização de fones de ouvido redutores de ruídos;
- Visitas guiadas com tradução em libras e profissionais de terapia cognitiva para grupos de crianças com TEA e/ou deficiência intelectual;
- Versão online da exposição em 3D para visitação interativa e gratuita no site da Guanabara, com a presença de todos os recursos de acessibilidade disponíveis na visita presencial.
Impactos Sociais
-
1.
Como um projeto de inclusão social através da arte, a Casa dos Sentidos – Circulação também prevê a realização de uma série de iniciativas de arte e educação para potencializar a força transformadora da cultura e do conhecimento:
- Programação de ações gratuitas de arte e inclusão, com a participação de profissionais locais e da comunidade da região;
- Oficinas de arte e inclusão para alunos de escolas da rede pública de ensino e atendidos por instituições beneficentes;
- Distribuição de material educativo sobre o processo criativo da exposição Casa dos Sentidos;
- Rodada de palestras sobre arte e educação para professores da rede pública de ensino;
-
2.
O projeto cultural Casa dos Sentidos representa, através da arte, o encontro com o que é diferente do habitual como uma oportunidade para enxergar o mundo sob outra perspectiva. Saiba mais detalhes sobre as etapas que envolvem a iniciativa:
- Serão realizadas 25 oficinas de criatividade com grupos de 10 crianças com autismo, orientadas por especialistas, monitores e artistas locais, em que elas serão incentivadas a representar suas maneiras de ver o mundo por meio de técnicas artísticas.
- Um coletivo de artistas, designers e arquitetos irá trabalhar com releituras dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças, de forma a criar representações artísticas e funcionais que simbolizam o universo desse público por meio da construção de uma casa cenográfica.