Autoria: Montenegro Produções

Montenegro Logo
  • restaurant

    Exposição de Arte

Sobre

Em cada prato, estão os códigos alimentares que formam parte do
que somos. Isso tem um nome: Patrimônio cultural imaterial.

A partir do alimento nós construímos também identidade, nós nos apresentamos ao mundo como povos distintos em sua formação, em sua raiz, costumes e tradições.

Pesquisa de campo

Pela primeira vez, os ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional dos estados do Paraná e Santa catarina, serão os protagonistas de um grande projeto artístico: o Mapa da Cultura Alimentar vai partir de uma expedição que leva um fotógrafo, uma cheff de cozinha e uma socióloga para conhecerem de perto as cores e sabores de produtos com Indicação Geográfica (IG) e posteriormente, essa pesquisa se torna uma exposição artística e um livro, que documente todo esse processo e traga fotos e receitas. 

A IG é um selo que valoriza, identifica e protege produtos alimentícios gerados em determinadas regiões do mundo ou por um grupo étnico específico. Fatores como os saberes tradicionais, a forma de produção, as potencialidades climáticas e a qualidade do solo são elementos diferenciais.

Diário de Viagem

Nossa equipe da Expedição do Mapa da Cultura Alimentar anotou tudinho em um diário de bordo que também foi publicado no Jornal Gazeta do Povo, em parceria com a editoria do Bom Gourmet.

Essas anotações contam sobre os caminhos e entornos, curiosidades e fatos inéditos sobre a bala de banana de Antonina, o barreado de Morretes, o queijo de Witmarsum, a erva-mate de São Mateus do Sul, a goiaba de Carlópolis, a uva de Marialva, o café do norte pioneiro do Paraná, o morango de Jaboti, os vinhos de Bituruna, o mel de Santa Helena, o melado de Capanema e a maçã fugi de São Joaquim.

Exposição

O trabalho de Gustavo Krelling para a exposição “Mapa da Cultura Alimentar” propõe um diálogo entre artes visuais e alimentação: releituras, figurinos e elementos escultóricos contarão histórias com necessidade de serem contadas. Utilizando uma poética de ressignificação e de reciclagem de materiais, Krelling apresentará 7 instalações inéditas.

ARTISTA

Gustavo Krelling é formado em Educação Artística – Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Positivo (2010). Atuou na criação e execução de mais de 10 óperas e peças teatrais.

Seus figurinos já foram tema de 4 exposições. Destacam-se em seu currículo o prêmio de jovem figurinista pelo Núcleo de Traje de Cena da USP e a participação de seu trabalho na Quadrienal de Praga de 2015. Além do trabalho de figurinista, Gustavo também é sócio proprietário da Tutu Ateliê de Sapatilhas em Curitiba

ARQUITETO

Givago Ferentz é arquiteto formado pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba, com pós-graduação em Obras Públicas de Edificações, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e em Gestão de Escritório de Arquitetura, pela Universidade Positivo.

Atualmente, além de nomear e encabeçar os principais projetos da Givago Ferentz Arquitetura, assume a posição de Coordenador na Câmara Técnica de Arquitetura de Interiores no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU PR).

  • 100 mil pessoas (estimativa de visibilidade de marca)
  • 5 mil cópias impressas do livro
  • +5 mil pessoas beneficiadas

Impactos Sociais

  1. 1.

    TROCA DE RECEITAS E AFETOS
    Como forma de promover uma troca de experiências entre gerações por meio da cultura alimentar, o projeto prevê a publicação de um livro de receitas criado a partir de encontros gastronômicos entre idosos e crianças.

    • Grupos beneficiados:
      Duas instituições de longa permanência para Pessoas Idosas
      Duas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
    • Duração do evento:
      Cada visita terá duração de duas horas e contará com a presença da equipe de produção da Montenegro, da equipe de suporte da instituição beneficiada e fotógrafos que farão o registro da ação.
    • Público beneficiado:
      200 pessoas
  2. 2.

    HORTA COMUNITÁRIA
    Três instituições a serem selecionadas serão beneficiadas com a criação de uma horta comunitária. Coletiva, a horta será cultivada pelas pessoas atendidas pelas instituições, com suporte de especialistas (duas visitas no ano de 2023) para que possam dar sequência ao projeto.

    • Público beneficiado:
      300 pessoas

    OFICINAS DE ARTE
    Três instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas com uma oficina de arte 3D feita a partir de sementes de plantas. Com duração de duas horas, a oficina contará com um educador artístico, a equipe de produção da Montenegro e fotógrafos para registro das ações.

    • Público beneficiado:
      300 pessoas
  3. 3.

    EAD – Cultura Alimentar e Patrimônio Imaterial
    Em aulas em vídeo, profissionais da equipe de historiadores, sociólogos, pesquisadores, jornalistas e especialistas em Gastronomia que fizeram parte das expedições para a produção do Mapa da Cultura Alimentar irão tratar do patrimônio imaterial encontrado durante a pesquisa no estado do Paraná e compartilharão os resultados atingidos pelo projeto. As aulas serão disponibilizadas gratuitamente no YouTube da Montenegro.

    • Público beneficiado:
      5 mil pessoas

Incentive esse projeto

Suas informações de contato são estritamente confidenciais e não serão usadas para outros fins que não o de contato sobre este projeto.