Autoria: Montenegro Produções

Montenegro Logo
  • restaurant

    Exposição de Arte

Sobre

Em cada prato, estão os códigos alimentares que formam parte do
que somos. Isso tem um nome: Patrimônio cultural imaterial.

Pela primeira vez, os ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional serão os protagonistas de uma exposição de artes visuais. O Mapa da Cultura Alimentar vai revelar alguns dos principais tesouros alimentares regionais em um mostra multimídia e interativa, que vai conduzir os visitantes a um passeio por territórios e produtos que só uma cultura e uma tradição ricas como a nossa seriam capazes de produzir.

Pesquisa de campo

Uma experiência única sobre a biodiversidade da nossa terra para valorizar e enaltecer o conhecimento ancestral dos nossos produtores locais, gerando assim mais visibilidade e oportunidades. Equipes de historiadores, sociólogos, pesquisadores, jornalistas e especialistas em gastronomia viajarão pelo Paraná registrando hábitos alimentares, receitas e temperos. Todo esse processo será documentado em vídeos e fotos que farão parte de um livro impresso e de uma exposição de artes visuais multimídia e interativa.

  • 100 mil pessoas (estimativa de visibilidade de marca)
  • 5 mil cópias impressas do livro
  • +5 mil pessoas beneficiadas

Impactos Sociais

  1. 1.

    TROCA DE RECEITAS E AFETOS
    Como forma de promover uma troca de experiências entre gerações por meio da cultura alimentar, o projeto prevê a publicação de um livro de receitas criado a partir de encontros gastronômicos entre idosos e crianças.

    • Grupos beneficiados:
      Duas instituições de longa permanência para Pessoas Idosas
      Duas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
    • Duração do evento:
      Cada visita terá duração de duas horas e contará com a presença da equipe de produção da Montenegro, da equipe de suporte da instituição beneficiada e fotógrafos que farão o registro da ação.
    • Público beneficiado:
      200 pessoas
  2. 2.

    HORTA COMUNITÁRIA
    Três instituições a serem selecionadas serão beneficiadas com a criação de uma horta comunitária. Coletiva, a horta será cultivada pelas pessoas atendidas pelas instituições, com suporte de especialistas (duas visitas no ano de 2023) para que possam dar sequência ao projeto.

    • Público beneficiado:
      300 pessoas

    OFICINAS DE ARTE
    Três instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas com uma oficina de arte 3D feita a partir de sementes de plantas. Com duração de duas horas, a oficina contará com um educador artístico, a equipe de produção da Montenegro e fotógrafos para registro das ações.

    • Público beneficiado:
      300 pessoas
  3. 3.

    EAD – Cultura Alimentar e Patrimônio Imaterial
    Em aulas em vídeo, profissionais da equipe de historiadores, sociólogos, pesquisadores, jornalistas e especialistas em Gastronomia que fizeram parte das expedições para a produção do Mapa da Cultura Alimentar irão tratar do patrimônio imaterial encontrado durante a pesquisa no estado do Paraná e compartilharão os resultados atingidos pelo projeto. As aulas serão disponibilizadas gratuitamente no YouTube da Montenegro.

    • Público beneficiado:
      5 mil pessoas