-
music_video
Música / Exposição de Arte
Sobre
CORES, FORMAS E MOVIMENTO
NO PRIMEIRO CONCERTO VISUAL E IMERSIVO DO BRASIL.
Arranjos musicais pensados para impactar olhos, ouvidos e corpos com clássicos brasileiros como Baden Powell, Belchior, Pixinguinha, Milton Nascimento e Chiquinha Gonzaga, ocupam o palco de um dos principais cartões postais de Curitiba, a Ópera de Arame, para um grande espetáculo imersivo.
A ÓPERA DAS CORES convida a plateia para uma experiência inédita de ativação dos sentidos, feita a partir da captação do movimento de mais de 100 crianças, que após passarem pelo trabalho minucioso de profissionais como Alexandre Orion, Daniela Mesquita, Gilson Fukushima e Renato Cavalcanti, conceberam as representações de cores, formas, movimentos e sombras para gerar a apresentação que promete ser uma experiência inédita da união entre música clássica e tecnologia.
Idealizado pela Montenegro Produções, o projeto levou ao público um show único, em que os sons de uma orquestra ganharam vida em tempo real, diante dos olhos e ouvidos da plateia, a partir de intervenções artísticas tecnológicas.
- LOCAL:
Ópera de Arame, Curitiba/PR - QUANDO:
21 e 22 de setembro, 2023 - HORÁRIO:
20h - PÚBLICO ESTIMADO:
2400 mil pessoas
Laboratório do Sentir
O Laboratório do Sentir, idealizado pela Montenegro Produções em parceria com o Centro de Psicomotricidade Água Viva, foi um conjunto de oficinas feitas para crianças atípicas e neurotípicas, realizadas em parceria com o Centro de Psicomotricidade Água e Vida.
Além de promover o potencial artístico das crianças, as oficinas propiciaram a expansão da criatividade e das suas possibilidades de se descobrirem como crianças que pensam e constroem a partir da imaginação. Ao todo, mais de 100 crianças participaram de atividades artísticas divididas em 4 dias de laboratório.
Com auxílio do artista @alexandreorion, as crianças tiveram uma experiência imersiva com muita arte, através de desenho, tinta, luzes, areia colorida e tudo foi captado em vídeo e foto para formarem um grande espetáculo artístico, a Ópera das Cores.
Artistas convidados
Alexandre Nero
Abram as cortinas para Alexandre Nero: o ator, cantor, compositor e multi-instrumentista será o mestre de cerimônia da Ópera das Cores.
Nero é nascido em Curitiba, em 1970. Como músico e ator, acumula 50 trabalhos em espetáculos de música, teatro, cinema, TV e dança. É o idealizador e criador da Associação dos Compositores da Cidade de Curitiba, fundada em 1994. Foi integrante do Grupo Fato de 1997 a 2007. Em 2008, esteve à frente da banda Maquinaíma. além de ser um dos vocalistas do grupo Denorex 80, interpretando os maiores sucessos dos anos 80.
Ganhou destaque interpretando grandes personagens em novelas do horário nobre da Rede Globo. Agora, além de apresentar a Ópera das cores, Nero também deve cantar algumas de suas canções que prometem emocionar o público.
Alexandre Orion
Alexandre Orion nasceu em 1978 e é artista multimídia. Sua atividade artística teve início em 1992, sob influência da cultura urbana e do universo do graffiti. Em pouco tempo, Orion se destacou do movimento do qual fazia parte e passou a interagir com a cidade de uma maneira muito singular.
Atualmente, o artista pesquisa técnicas distintas, explorando o que a cidade oculta, interagindo com os passantes, criando embates com o poder público para torná-los parte de suas obras.
Orion realizou exposições individuais nas principais capitais do mundo. No Brasil suas obras foram exibidas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Centro Cultural da Caixa e Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Na Ópera das Cores, Orion é o responsável por transformar o movimento das crianças do Laboratório do Sentir em arte para performances e mapping em vídeo.
Alexandre Brasolim
Alexandre Brasolim é o grande maestro da Ópera das Cores! O artista vem de uma família de músicos, seu bisavô foi tenor do coro da ópera do Teatro Scalla de Milão, seu avô foi violinista e seus pais são cantores. Nascido em 1969, cresceu num ambiente musical, aprendendo desde cedo a ouvir diferentes estilos de música, mas tem a música brasileira como principal referência.
Aos 10 anos iniciou seus estudos em composição, regência, arranjo e orquestração e aos 12 ingressou na Orquestra Filarmônica Jahn Sorhëin, tornando-se depois seu arranjador oficial, parceria que dura até hoje.
Atuou em muitas orquestras no Brasil, no exterior e participou de importantes festivais de música. Desde 1984 tem se dedicado a compor, orquestrar e reger as mais diferentes formações musicais. Em 1993 mudou-se para Curitiba ingressando na Orquestra Sinfônica do Paraná, onde é concertino até hoje.
Impactos Sociais
-
1.
Concertos Musicais e Oficinas
Durante todo o desenvolvimento do projeto, crianças, adolescentes e idosos em tratamento no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA) e no Hospital das Clínicas, poderão participar de concertos musicais realizados nesses espaços e oficinas de percussão. A programação irá homenagear grandes nomes da música brasileira, com composições instrumentais.
• Mais de 2000 crianças e adolescentes impactados
• Debates abertos com professores e pais -
2.
Vendas de Ingressos
O valor integral arrecadado com a venda de ingressos para os concertos Ópera das Cores será para duas instituições de Curitiba:
- 90% para a Associação Amigos do Hospital de Clínicas
- 10% para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
No dia dos concertos, a Montenegro disponibilizará um espaço para que “lojas” das instituições sejam montadas e façam vendas diretas para o público do evento.
Galeria
Ficha técnica
Coordenação Geral: Montenegro Produções
Direção Criativa e Elaboração de Projeto: Carolina Montenegro
Curadoria: Carolina Montenegro
Produção Executiva: Camila Guanabara
Artistas Convidados: Alexandre Nero, Alexandre Orion e Marcos Scorzelli
Assistente de Produção: Aline Cardoso e Jéssica Beckhauser
Design Gráfico e Projeto Editorial: Caio Vitoriano
Assistente de Arte: Lorena S. Schimidt e Patrick Miguel
Assistente Administrativo: Francimara Lima
Coordenação Financeira: Lígia Rodrigues
Fotografia: Brunno Covello
Gestão Mídia Offline: Caroline Enke
Gestão Mídia Online: Poliana Przybyszewski
Social Mídia: Bruna Alcantara
Redação e Roteiro: Daniélle Carazzai
Assessoria de Imprensa: Bruna Alcantara
Produção de Vídeos: Fabio Ortolan, Fabrizio Rosa e Kruger Films
Diretora Artística do Espetáculo: Daniela Mesquita
Coordenação Técnica: Renato Hollanda Cavalcant
Assistente Técnica: Rafaelle Cristina
Direção Musical: Gilson Fukushima
Diretora de Palco: Nanna Mercury
Regência: Alexandre Brasolim
Músicos Convidados da Orquestra: Ângelo Martins, Márcio Rodrigues, Augusto Conde, Íris Knopfholz, Davi Rocha, Alexandre Argentin, Raphael Leal, Ana Maria Clavijo, Eliezer Kiko Varga, Clayton Silva, Marcos Vicenssuto, Sérgio Albach, Otávio Augusto, FábioJardim, Ozéias Costa, Rodrigo Vicaria, Leonardo Gorosito, Misa Jr, Joelson Passos e Luís Rolim
Arranjos: Davi Sartori, Mateus Brandão, Sérgio Justen e Gilson Fukushima
Produção Executiva da Orquestra e Arquivista: Michele Passos
Narração: Alexandre Nero
Direção Criativa Audiovisual: Alexandre Órion
Edição: Beto Macedo, Livia Tatsumi, Tiago Berbare e Victor Hugo
Animação e 3D: Guilherme Okubo
Design de Styleframes: Cristianne Ly
Motion Design: Agatha Guimarães, Bruno Menegatti, Cauê Bravim e Tamires Campos
Assistência de Pós: João Pedro Silvado
Direção de Palco: Giovana Almeida Povoas
Light Designer: Marcos Franja
Iluminação: Nayshi
Sonorização: MX Sound and Light
Projeção: Lumen
Arquiteto Responsável: Nonnie Fenianos
Consultoria Pedagógica: Jocian Machado Bueno
Equipe Pedagógica de Apoio: Vera Maria Carvalho, Monique Semblano e Nilva da Silva
Oficinas Musicais: Daiane Naeser, Otavio Augusto Chagas da Silva, Vinicius Aurélio e Lugnani Chamorro
Catering: Anjos’s Pães
Receptivo: Mister Gorski e WT Viagens Corporativas
Assessoria Jurídica: Carolina Wanderley
Gestão Financeira: Lígia Faria
Administração e Contabilidade: Carlos Alberto Guanabara e AE Company
Captação de Recursos e Apoio Institucional: Valor com Propósito, Odete Montenegro, Tudo Cultural, José Luís Veloso e Felipo Nichetti
Intérprete de Libras: Gisele Loquetta e Sandro José Batista
Realização: Ministério da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Produção: Montenegro Produções
Instituições beneficiadas: Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e Pequeno Cotolengo