Autoria: Montenegro Produções

Montenegro Logo
  • music_video

    Música / Exposição de Arte

Sobre

CORES, FORMAS E MOVIMENTO
NO PRIMEIRO CONCERTO VISUAL E IMERSIVO DO BRASIL.

Arranjos musicais pensados para impactar olhos, ouvidos e corpos com clássicos brasileiros como Baden Powell, Belchior, Pixinguinha, Milton Nascimento e Chiquinha Gonzaga, ocupam o palco de um dos principais cartões postais de Curitiba, a Ópera de Arame, para um grande espetáculo imersivo.

A ÓPERA DAS CORES convida a plateia para uma experiência inédita de ativação dos sentidos, feita a partir da captação do movimento de mais de 100 crianças, que após passarem pelo trabalho minucioso de profissionais como Alexandre Orion, Daniela Mesquita, Gilson Fukushima e Renato Cavalcanti, conceberam as representações de cores, formas, movimentos e sombras para gerar a apresentação que promete ser uma experiência inédita da união entre música clássica e tecnologia.

Idealizado pela Montenegro Produções, o projeto vai levar ao público um show único, em que os sons de uma orquestra ganham vida em tempo real, diante dos olhos e ouvidos da plateia, a partir de intervenções artísticas tecnológicas.

  • LOCAL:
    Ópera de Arame, Curitiba/PR
  • QUANDO:
    21 e 22 de setembro, 2023
  • HORÁRIO:
    20h
  • PÚBLICO ESTIMADO:
    2400 mil pessoas

Laboratório do Sentir

O Laboratório do Sentir, idealizado pela Montenegro Produções em parceria com o Centro de Psicomotricidade Água Viva, foi um conjunto de oficinas feitas para crianças atípicas e neurotípicas, realizadas em parceria com o Centro de Psicomotricidade Água e Vida.

Além de promover o potencial artístico das crianças, as oficinas propiciaram a expansão da criatividade e das suas possibilidades de se descobrirem como crianças que pensam e constroem a partir da imaginação. Ao todo, mais de 100 crianças participaram de atividades artísticas divididas em 4 dias de laboratório.

Com auxílio do artista @alexandreorion, as crianças tiveram uma experiência imersiva com muita arte, através de desenho, tinta, luzes, areia colorida e tudo foi captado em vídeo e foto para formarem um grande espetáculo artístico, a Ópera das Cores.

Artistas convidados

Alexandre Orion

Alexandre Orion

Alexandre Orion nasceu em 1978 e é artista multimídia. Sua atividade artística teve início em 1992, sob influência da cultura urbana e do universo do graffiti. Em pouco tempo, Orion se destacou do movimento do qual fazia parte e passou a interagir com a cidade de uma maneira muito singular.
Atualmente, o artista pesquisa técnicas distintas, explorando o que a cidade oculta, interagindo com os passantes, criando embates com o poder público para torná-los parte de suas obras.

Orion realizou exposições individuais nas principais capitais do mundo. No Brasil suas obras foram exibidas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Centro Cultural da Caixa e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Na Ópera das Cores, Orion é o responsável por transformar o movimento das crianças do Laboratório do Sentir em arte para performances e mapping em vídeo.

Alexandre Brasolim

Alexandre Brasolim

Alexandre Brasolim é o grande maestro da Ópera das Cores! O artista vem de uma família de músicos, seu bisavô foi tenor do coro da ópera do Teatro Scalla de Milão, seu avô foi violinista e seus pais são cantores. Nascido em 1969, cresceu num ambiente musical, aprendendo desde cedo a ouvir diferentes estilos de música, mas tem a música brasileira como principal referência.

Aos 10 anos iniciou seus estudos em composição, regência, arranjo e orquestração e aos 12 ingressou na Orquestra Filarmônica Jahn Sorhëin, tornando-se depois seu arranjador oficial, parceria que dura até hoje.

Atuou em muitas orquestras no Brasil, no exterior e participou de importantes festivais de música. Desde 1984 tem se dedicado a compor, orquestrar e reger as mais diferentes formações musicais. Em 1993 mudou-se para Curitiba ingressando na Orquestra Sinfônica do Paraná, onde é concertino até hoje.

Impactos Sociais

  1. 1.

    Concertos Musicais e Oficinas

    Durante todo o desenvolvimento do projeto, crianças, adolescentes e idosos em tratamento no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA) e no Hospital das Clínicas, poderão participar de concertos musicais realizados nesses espaços e oficinas de percussão. A programação irá homenagear grandes nomes da música brasileira, com composições instrumentais.

    • 20 concertos musicais em escolas
    • Mais de 2000 crianças e adolescentes impactados
    • Debates abertos com professores e pais

  2. 2.

    Vendas de Ingressos

    O valor integral arrecadado com a venda de ingressos para os concertos Ópera das Cores será para duas instituições de Curitiba:

    • 90% para a Associação Amigos do Hospital de Clínicas
    • 10% para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

    No dia dos concertos, a Montenegro disponibilizará um espaço para que “lojas” das instituições sejam montadas e façam vendas diretas para o público do evento.

Incentive esse projeto

Suas informações de contato são estritamente confidenciais e não serão usadas para outros fins que não o de contato sobre este projeto.