

Objetivos
- Promover a inclusão social de crianças autistas;
- Trabalhar diferentes manifestações artísticas como instrumentos de expressão e autoconhecimento;
- Aproximar o universo das pessoas com Transtorno do Espectro Autista da sociedade;
- Criar uma instalação artística interativa e sensitiva inspirada pela arte e visão de mundo das crianças autistas.
Ficha Técnica

Carolina Montenegro
Coordenação Geral

André Coelho
Artista Convidado

Daniélle Carazzai
Artista Convidado

Guilherme Zawa
Artista Convidado

Verônica Fukuda
Artista Convidado

Eduardo Ramos
Artista Convidado

Mariana Saltini
Arquiteta

Guta Nagano
Arquiteta

Nonnie Fenianos Kotowey
Arquiteta

Givago Ferentz
Arquiteto

Jorge Teixeira Junior
Light Designer

Odete Montenegro
Captação de Recursos
Patrocinadores
















Mídia

Com apoio da Gazeta do Povo, a CASA DOS SENTIDOS será provedora de conteúdos para os cadernos Haus e Viver Bem, além de anúncios na multiplataforma de mídia do jornal e encontros mensais na redação do jornal com formadores de opinião, jornalistas e especialistas para discussão de temáticas pertinentes ao universo autista.

A visibilidade da ação, bem como de todos os incentivadores, no Park Shopping Barigui será atingida por uma campanha que apresentará a exposição em diferentes canais de exposição de marca do shopping, conforme apresentação a seguir.
Arquitetura
Arquitetura Sensorial
A Arquitetura é nosso principal instrumento de relação com espaço e tempo, por dela envolver várias experiências sensoriais que se integram entre si. Arquitetura Sensorial é em tudo uma experiência que envolve tato, olfato, visão, audição. Consiste na materialização de conceitos, ideias e sensações e por isso mesmo, numa experiência sensorial única.
O filosofo Hegel afirmava que o único sentido que pode dar sensação de profundidade espacial é o tato, pois sente o peso, a resistência e a forma tridimensional dos corpos materiais, e assim nos faz entender que as coisas se afastam de nos em todas as direções. A visão revela o que o tato já sabe.
Dentro dessa proposta, a construção da Casa dos Sentidos prioriza a experiência sensorial dos usuários e fará conexões dos ambientes com os 5 sentidos a partir da visão das crianças autistas.
Arte Sensorial
O trabalho com artes sensorial consiste na exploração livre e dirigida de espaços e objetos projetados para este fim, favorecendo a experiência de um ambiente transformável no momento presente, por meio de diferentes estímulos provenientes do contato com objetos dos mais diversos, espaços preenchidos e vazios, densidades variadas, movimentos, ritmos, estímulos sonoros, olfativos e gustativos.
Onde a interatividade com o material favorece a comunicação não verbal, a expressão corpórea e gestual, sendo estes instrumentos de acesso ao inconsciente, permitindo a emersão de conteúdos do imaginário e outros reprimidos, possibilitando a liberação da imaginação criativa e uma nova visão e percepção de si, do outro e do mundo.
Essa será a linha de trabalho utilizada pelos artistas convidados para compor os ambientes da Casa dos Sentidos, no qual cada um levará suas impressões a partir do universo sensível e particular do grupo de crianças autistas.
Fotos: Renata Peterlini
Design de Experiência
Todo produto ou serviço é fundamentalmente uma experiência sensorial. Então, a maneira como nossos sentidos são estimulados devem sempre ter um fim em mente, e nunca serem arbitrários ou deixados de lado. Todos sentidos devem ser considerados, afinal, experiências são de natureza multissensoriais.
A maneira como um produto, marca ou serviço nos faz sentir é crítico para o seu sucesso. Emoções podem ter “tendências de ação” específicas para encorajar (ou desencorajar) um determinado comportamento. Ter um estado emocional-alvo para cada estágio de uma experiência do consumidor permite um objetivo de trabalho que traz empatia e foco para o processo de design de experiência.
Os objetos apresentados na Casa dos Sentidos terão como propósito promover essa experiência ao usuário a partir de leituras de criativos e crianças autistas.
Depoimentos
Depoimentos dos artistas e arquitetos responsáveis pela criação de cada cômodo da Casa dos Sentidos.
Captação de vídeo: Rafael Woellner
Campanha






Localização

A área da instalação é de 500 metros quadrados e a casa deverá ocupar 120 metros de área construída, no Átrio Central do Shopping.
- Os ambientes serão projetados de forma a explorar os 4 sentidos:
visão, audição, paladar e tato. - Os cômodos trarão experiências sensoriais exploradas em:
fotografia, grafitti, ilustração e cerâmica.






Parceiros
























