A descrição do psiquiatra austríaco Leo Kanner, da John Hopkins University (EUA), sobre um grupo de 11 crianças com incapacidade ou grande dificuldade de relacionamento data de 1943 e é considerado o primeiro estudo sobre o autismo. Trata-se, portanto, de um transtorno com análises muito recentes e que ainda gera muitas dúvidas principalmente em pais de crianças autistas. Com quase 50% de fatores genéticos indicados como causas para o autismo, a outra metade dessa conta é ainda um vasto campo de pesquisas que envolvem múltiplas áreas do conhecimento.
O projeto A Casa dos Sentidos surge de uma dupla necessidade: conferir às crianças instrumentos por meio dos quais elas possam expressar sentimentos e sensações que muitas vezes ficam armazenados por conta das características sintomáticas intrínsecas aos diferentes graus de autismo; e apresentar à sociedade uma instalação cultural que apresente as subjetividades e o mundo interior de cada criança, de modo a contribuir para um ganho na inclusão, aceitação e mesmo conhecimento do Transtorno do Espectro Autista, libertando-o de estigmas e preconceitos instaurados.
A arte sempre foi um meio poderoso para a expressão do indizível e tradução de sentimentos que habitam cada pessoa em particular. Respeitando a individualidade de cada criança participante do projeto, espera-se que elas encontrem uma fonte de exteriorização que auxilie não somente na execução de um trabalho artístico como também no desenvolvimento da memória, atenção, coordenação motora e autonomia.
Com a instalação da Casa dos Sentidos aberta ao público, será favorecida a vivência das pessoas com as emoções mais comuns experimentadas pelas crianças autistas, possibilitando aos visitantes uma maior familiaridade com o autismo por intermédio da arte.
Cada um vê o mundo à sua maneira e os autistas enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. O desafio ao qual o projeto se propõe consiste numa releitura da criatividade das crianças feita por um coletivo de artistas para que eles criem um abrigo cultural e lúdico baseado na trajetória de cada menino e menina que participar da Casa dos Sentidos.