O Conceito

O projeto “Casa dos Sentidos” prevê a construção cenográfica de uma casa, estruturada como instalação de arte, com seus espaços internos concebidos a partir das impressões de crianças autistas e releituras artísticas. Organizado em 3 etapas, o projeto prevê inicialmente a execução de oficinas de arte com crianças autistas. Na segunda etapa, um coletivo de artistas receberá os resultados destes trabalhos e fará suas criações com base nessas leituras e impressões. A última etapa do projeto…

Saiba Mais

Objetivos

  • Promover a inclusão social de crianças autistas;
  • Trabalhar diferentes manifestações artísticas como instrumentos de expressão e autoconhecimento;
  • Aproximar o universo das pessoas com Transtorno do Espectro Autista da sociedade;
  • Criar uma instalação artística interativa e sensitiva inspirada pela arte e visão de mundo das crianças autistas.

Justificativa

A descrição do psiquiatra austríaco Leo Kanner, da John Hopkins University (EUA), sobre um grupo de 11 crianças com incapacidade ou grande dificuldade de relacionamento data de 1943 e é considerado o primeiro estudo sobre o autismo. Trata-se, portanto, de um transtorno com análises muito recentes e que ainda gera muitas dúvidas principalmente em pais de crianças autistas. Com quase 50% de fatores genéticos indicados como causas para o autismo, a outra metade dessa conta é ainda um vasto campo de pesquisas que envolvem múltiplas áreas do conhecimento…

Saiba mais

Ficha Técnica

Patrocinadores

Mídia

Logo Haus - Montenegro Produções

Com apoio da Gazeta do Povo, a CASA DOS SENTIDOS será provedora de conteúdos para os cadernos HausViver Bem, além de anúncios na multiplataforma de mídia do jornal e encontros mensais na redação do jornal com formadores de opinião, jornalistas e especialistas para discussão de temáticas pertinentes ao universo autista.

Logo Park Shopping Barigüi Multiplan - Montenegro Produções

A visibilidade da ação, bem como de todos os incentivadores, no Park Shopping Barigui será atingida por uma campanha que apresentará a exposição em diferentes canais de exposição de marca do shopping, conforme apresentação a seguir.

Arquitetura

Arquitetura Sensorial

A Arquitetura é nosso principal instrumento de relação com espaço e tempo, por dela envolver várias experiências sensoriais que se integram entre si. Arquitetura Sensorial é em tudo uma experiência que envolve tato, olfato, visão, audição. Consiste na materialização de conceitos, ideias e sensações e por isso mesmo, numa experiência sensorial única.

O filosofo Hegel afirmava que o único sentido que pode dar sensação de profundidade espacial é o tato, pois sente o peso, a resistência e a forma tridimensional dos corpos materiais, e assim nos faz entender que as coisas se afastam de nos em todas as direções. A visão revela o que o tato já sabe.

Dentro dessa proposta, a construção da Casa dos Sentidos prioriza a experiência sensorial dos usuários e fará conexões dos ambientes com os 5 sentidos a partir da visão das crianças autistas.

Arte Sensorial

O trabalho com artes sensorial consiste na exploração livre e dirigida de espaços e objetos projetados para este fim, favorecendo a experiência de um ambiente transformável no momento presente, por meio de diferentes estímulos provenientes do contato com objetos dos mais diversos, espaços preenchidos e vazios, densidades variadas, movimentos, ritmos, estímulos sonoros, olfativos e gustativos.

Onde a interatividade com o material favorece a comunicação não verbal, a expressão corpórea e gestual, sendo estes instrumentos de acesso ao inconsciente, permitindo a emersão de conteúdos do imaginário e outros reprimidos, possibilitando a liberação da imaginação criativa e uma nova visão e percepção de si, do outro e do mundo.

Essa será a linha de trabalho utilizada pelos artistas convidados para compor os ambientes da Casa dos Sentidos, no qual cada um levará suas impressões a partir do universo sensível e particular do grupo de crianças autistas.

Fotos: Renata Peterlini

Design de Experiência

Todo produto ou serviço é fundamentalmente uma experiência sensorial. Então, a maneira como nossos sentidos são estimulados devem sempre ter um fim em mente, e nunca serem arbitrários ou deixados de lado. Todos sentidos devem ser considerados, afinal, experiências são de natureza multissensoriais.

A maneira como um produto, marca ou serviço nos faz sentir é crítico para o seu sucesso. Emoções podem ter “tendências de ação” específicas para encorajar (ou desencorajar) um determinado comportamento. Ter um estado emocional-alvo para cada estágio de uma experiência do consumidor permite um objetivo de trabalho que traz empatia e foco para o processo de design de experiência.

Os objetos apresentados na Casa dos Sentidos terão como propósito promover essa experiência ao usuário a partir de leituras de criativos e crianças autistas.

Depoimentos

Depoimentos dos artistas e arquitetos responsáveis pela criação de cada cômodo da Casa dos Sentidos.

Captação de vídeo: Rafael Woellner

Campanha

Parceiros

Menu