-
mic_external_on
Exposição de Arte / Debates
Sobre
O fascinante universo desses jovens foi o caminho escolhido pelo Montenegro para criar a terceira edição do projeto Conversarte, maior evento inspiracional sobre a produção artística nacional, realizado desde 2015 com o objetivo de integrar diferentes frentes e processos de criação artística ao cenário da indústria criativa, por meio de experiências compartilhadas por quem faz a diferença na cena cultural brasileira.
Com o intuito de criar um mapeamento inédito da Geração Z e traduzi-la em expressões culturais, a Montenegro dedicou a terceira edição do Conversarte a desvendar esse público. A construção do projeto cultural Conversarte Geração Z e a pesquisa para sua produção foram conduzidas por seis valores previamente identificados entre esses jovens: propósito, conexão, inclusão, diversidade, experiência e diversão. Partindo desses pilares, foram realizadas oficinas gratuitas de música, fotografia, cinema, pintura, literatura e dança ao público infantojuvenil. As reações desses jovens aos estímulos culturais serviram de matéria-prima para a produção artística das plataformas apresentadas em uma exposição de artes visuais multimídia e gratuita e um ciclo de debates com grandes nomes do cenário cultural nacional que dialogam com esses jovens.
Em cartaz de 8 de setembro a 5 de outubro, na Praça de Eventos do shopping Pátio Batel, em Curitiba, a exposição Conversarte Geração Z foi visitada presencialmente por mais de 450 mil pessoas durante seus 27 dias de exibição. Multimídia e gratuita, a mostra reuniu graffiti, materiais audiovisuais e dados estatísticos sobre a Geração Z, refletindo de forma artística a linguagem e a maneira de ver o mundo desses jovens.
Durante o período expositivo, a mostra recebeu visitantes de todas as faixas etárias, possibilitando conexões e troca de informações entre pessoas de diferentes gerações. Pais e mães conferiram a exposição junto com seus filhos e puderam, através da arte, se aprofundar no universo único desses jovens que estão sempre online, focados em viver momento, preocupados em contribuir positivamente à comunidade em que vivem, opondo-se a padrões de beleza inatingíveis e buscando conteúdos alinhados a suas visões de mundo.
Artistas Convidados
-
Clarice Falcão
-
Jout Jout
-
KondZilla
-
Janine Mathias
-
Eduardo Kobra
-
Lucas Xaparral
Impactos Sociais
-
1.
Para traçar um perfil inclusivo dos jovens Geração Z, promovendo a troca e a conexão de diferentes histórias e sentimentos, o projeto Conversarte realizou uma série de oficinas gratuitas de cinema, música, fotografia, literatura, pintura, literatura e dança voltadas ao público infantojuvenil.
Cinquenta jovens da comunidade Rio Verde, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba; da rede pública de ensino municipal de Curitiba e de pacientes atendidos pela clínica AMI Terapia Cognitiva, compartilharam suas vivências e referências através de atividades artísticas, como mixar uma música seguindo as orientações de um DJ profissional e criar um filme a partir do exercício Minuto Lumière, entre outras. Os resultados geraram histórias palpáveis e experiências reais que foram transformadas em um grande material para a reflexão de todas as pessoas, independente da faixa etária.
-
2.
Entre os desdobramentos sociais do projeto Conversarte Geração Z, a Montenegro organizou visitas gratuitas para mais de 100 alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Estadual Professora Algate Maus, da Escola Municipal Joana Raska, da Associação Beneficente São Roque e do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior, esta última com a presença de um tradutor de libras certificado. Para democratizar o acesso aos materiais artísticos originados pelo projeto, os debates estão gratuitamente disponíveis, na íntegra, no YouTube da produtora, onde já somam mais de 50 mil visualizações.
-
3.
A terceira edição do projeto cultural Conversarte, realizado desde 2015 pela Montenegro, envolveu mais de 150 profissionais de diversas áreas, desde a concepção até seus produtos finais – uma exposição multimídia e um ciclo de debates. Ao longo de seus sete anos de existência, o projeto já financiou o trabalho de mais de 500 trabalhadores da cadeia criativa, além de reunir um grupo de empresas patrocinadoras, apoiadores e parceiros dispostos a movimentar a cultura por meio do incentivo fiscal.
Uma prática que beneficia e impulsiona o mercado cultural e está no cerne da economia criativa. Para a Montenegro, é assim que a arte e a cultura mudam nossa forma de ver o mundo, falando do que é diverso para gerar inclusão!