Autoria: Guanabara Produção Cultural

Guanabara Logo
  • yard

    Exposição de Artes Visuais

Sobre

Um jardim criado para surpreender e instigar a curiosidade de quem o visita, com formas tridimensionais e uma explosão de cores vibrantes em contraste com a exuberância da natureza e da arquitetura da Ópera de Arame, um dos cartões postais de Curitiba. Este é o projeto cultural Jardim Sensorial, exposição de artes visuais que recria elementos da fauna e da flora brasileira e mundial a partir de esculturas do artista e designer carioca Marcos Scorzelli.

Formas geométricas primárias são transformadas por Marcos Scorzelli em animais e plantas lúdicas, minimalistas e tridimensionais, a partir de um processo artesanal de vinco e/ou corte de chapas de aço, apenas com a interferência de movimentos precisos, sem solda, recortes ou sobra de material. A técnica foi inspirada em dobraduras de papel que Scorzelli criava com seu pai, o artista plástico e arquiteto Roberto Scorzelli (1938-2012).

A aparente simplicidade da transformação de uma forma geométrica plana em um volume espacial complexo, dá origem a um conjunto de esculturas coloridas, dinâmicas e cheias de personalidade. Distribuídas de forma a aproveitar o silêncio e o respiro entre a natureza e a arquitetura da Ópera de Arame, a fauna e a flora do Jardim Sensorial instigam a observação do movimento e também da geometria das sombras projetadas pelos elementos vazados presentes nas esculturas, em um surpreendente jogo entre o bi e o tridimensional.

O resultado é uma fauna minimalista e muito colorida, formada por plantas e bichos variados, que propiciam inúmeras conexões imaginativas e inventivas e estimulam de forma divertida a cognição de pessoas de todas as idades e classes sociais.

Artistas convidados

  • Marcos Scorzelli

    Marcos Scorzelli

  • Felipe Guerra

    Felipe Guerra

Impactos Sociais

  1. 1.

    Além de encantar o público com a ludicidade de suas obras, o projeto cultural Jardim Sensorial também rendeu desdobramentos sociais. Com a finalidade de incentivar a criatividade, o desenvolvimento intelectual e a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes, a Guanabara Produção Cultural levou mais de 500 alunos da rede pública de ensino de Curitiba ao palco da Ópera de Arame para oficinas de origami – técnica japonesa de dobradura de papéis que inspira as esculturas de Marcos Scorzelli.

  2. 2.

    Após um passeio para observação das esculturas que compõem o Jardim Sensorial, alunos das instituições Escola Municipal Professora Joana Raksa, Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva e Colégio Estadual Leôncio Correia aprenderam a confeccionar um origami no formato de uma borboleta com o artista de efeitos especiais, escultor, pintor e gravador Renato Hollanda Cavalcant, fundador do Ateliê Miniart. Ao fim da atividade, realizada em cima do palco da Ópera de Arame, todos os origamis foram fixados em um móbile semelhante a uma gaiola de metal e o objeto foi doado às escolas, onde permanece em exibição. Além de entrar em contato com uma forma de arte facilmente replicável em casa, as crianças e adolescentes que participaram das oficinas de origami tiveram a oportunidade de conhecer, pela primeira vez e bem de perto, um dos principais cartões postais de sua própria cidade – a grande maioria dos alunos nunca havia visitado a Ópera de Arame.

  3. 3.

    Duas peças da exposição foram doadas para instituições de Curitiba que realizam trabalhos beneficentes de extrema relevância. A imponente girafa azul agora colore a área externa da sede do Dedica – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente –, programa mantido pela Associação dos Amigos do HC, que atende crianças e adolescentes vítimas de violência grave ou gravíssima. E a elefante pink passou a ser o jardim do Pequeno Cotolengo, que acolhe pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades e regiões do estado do Paraná, que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco.

EAD

Inspirada nessa história de amor entre pai e filho, que revela a importância da arte e da cultura no desenvolvimento crítico e sensorial das crianças, a Guanabara Produção Cultural reuniu cinco profissionais de áreas diversas da indústria criativa para um EAD em formato de bate-papo mediado. Cada convidado falou a respeito de um aspecto que envolve o fazer artístico e que pode ser estimulado desde a infância: Criatividade, Processos, Lúdico, Inspiração e Linguagem.

Disponibilizado gratuitamente no YouTube da Montenegro Produções e dividido em cinco breves episódios, o EAD é direcionado a professores, pais e pessoas interessadas em arte e cultura de uma forma geral.