Autoria: Montenegro Produções

Montenegro Logo
  • photo_camera

    Exposição de Artes Visuais

Sobre

PAKUÁ
junção das palavras céu, tudo e pessoa em tupi-guarani

Cada vez mais as imagens aéreas se apresentam como um novo olhar de concepção do espaço, produzindo em nós uma memória visual da realidade geográfica em suas diversas manifestações cotidianas.

Com o intuito de ampliar essa discussão e construir narrativas inéditas sobre essa nova perspectiva dos cenários brasileiros, a Montenegro Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizou, entre 2020 e 2022, o projeto cultural PAKUA, apresentado nos formatos, exposição itinerante de fotografias aéreas e catálogo impresso para download gratuito.

Conceito criativo

Olho enquanto câmera, o corpo como sua extensão. Cabeça, Olho e Membros. A apropriação da objetiva em justaposição ao olho promovido a uma cabeça. Que pensa, viaja, voa e vê. Ao mesmo tempo que remete a alguma configuração urbana vista de cima. Em seu layout-estrutural total a marca sugere um corpo, em caminhada, busca por algo que ainda não viu. Ou se viu, que o veria de maneira inédita.

Prêmio

Além de integrarem a exposição itinerante e o catálogo impresso PAKUÁ, as imagens vencedoras do primeiro lugar de cada uma das categorias, com apoio a Portfolio – Escola de Fotografia, receberam os seguintes prêmios:

  • Categoria Profissional
    Drone + sobrevôo em região (definir), com fotógrafo da comissão julgadora + apresentação da obra em exposição e catálogo.
  • Categoria Amador
    Câmera fotográfica + curso de fotografia + apresentação da obra em exposição.
  • Categoria Infantil
    Drone infantil + curso de fotografia + apresentação da obra em exposição.

Curadoria & Comissão julgadora

  • Guilherme Zawa

    Guilherme Zawa

  • Guilherme Pupo

    Guilherme Pupo

  • Daniel Castellano

    Daniel Castellano

Impactos sociais

  1. 1.

    A expressão “pakuá” – brincadeira poética que une as palavras céu, tudo e pessoa na língua tupi-guarani – materializou seu verdadeiro significado durante uma oficina de colagem de fotografias aéreas realizada no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, em Curitiba, uma das contrapartidas do projeto cultural PAKUÁ, realizado pela Montenegro Produções por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

    Com cópias das fotografias que compõem a exposição em mãos – além de materiais de apoio, como papéis coloridos, canetinhas e tintas –, os moradores do Recanto do Tarumã foram incentivados a construir suas próprias obras de arte, utilizando, sobretudo, a técnica da colagem, além de suas próprias referências estéticas e leituras simbólicas para as fotografias aéreas do projeto.

  2. 2.

    Os desdobramentos sociais do projeto cultural PAKUÁ beneficiaram mais de 200 alunos de escolas da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

    Foram organizadas visitas à exposição PAKUÁ com turmas do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Professora Algate Lickfeld Maus, do Colégio Estadual Getúlio Vargas e da Escola Municipal CEI Romário Martins. Acompanhados do fotógrafo e videomaker Diego Cagnato, os estudantes puderam ver de perto um drone em funcionamento no pátio de suas escolas e tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas e matar a curiosidade em relação a este moderno equipamento.